logo paraiba total
logo paraiba total

Lagoa de Dentro celebra neste sábado (20) seus 53 anos de emancipação política 

20 de dezembro de 2014

Situado na Região Metropolitana de Guarabira, no Agreste paraibano, o município de Lagoa de Dentro, comemora neste sábado (20), seus 53 anos de emancipação política. A cidade, que fica a 75 km da Capital, foi elevada à categoria de município em 1961. 

Lagoa de Dentro é um município que possui recursos hídricos de pouca relevância, mas que deve seu nome ao surgimento de uma lagoa em suas terras que possuía pouca água. 

Com uma população estimada em 7.370 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE de 2010), distribuídos em seus 84,5 km² de área, Lagoa de Dentro limita-se ao Norte e ao Oeste com Caiçara; soa a Oeste com Duas Estradas; ao Sul com Curral de Cima; e à Leste com Pedro Regis.

Uma curiosidade local, é que Lagoa de Dentro foi destaque internacional, por meio das ondas curtas do rádio, quando Leonaldo Ferreira, fez com que a sua ciadade ficasse conhecida em todo o mundo, através de seus contatos com emissoras internacionais, como por exemplo: Rússia, Canadá, Alemanha, França, Equador, Portugal, Espanha, China, Japão, Republica Checa, Argentina, Bolívia, Venezuela, Estados Unidos, Holanda, Taiwan, Egito, Bulgária entre outros. Lagoa de Dentro é conhecida no meio DX como terra do Dxista Leonaldo Ferreira, o primeiro lagoadedentrense a visitar a China, escolhido para participar em um seminário da Rádio Internacional da China no ano de 2013.

A religião predominante local é o catolicismo, onde também atrai, no mês de Janeiro, centenas de fieis locais e da região em sua tradicional Festa do Padroeiro São Sebastião.

Já no aspecto profano, a localidade conta ainda, com o São João, que movimenta economicamente a cidade com barracas que comercializam uma grande variedade de comidas e bebidas típicas da região, no período junino.