logo paraiba total
logo paraiba total

Três municípios da Paraíba comemoram emancipação política neste domingo (21)

21 de dezembro de 2014

Neste domingo (21), três municípios, localizados nas mais variadas regiões do Estado da Paraíba, festejam seus respectivos aniversários de emancipação política. Os aniversariantes do dia são: Juru, Manaíra e Santana dos Garrotes.

Uma outra curiosidade é que todos eles, também estão completando 53 anos e foram elevadas a condição de município, por meio de leis estaduais que entraram em vigor no mesmo ano.

Conheça um pouco das potencialidades econômicas, culturais e sociais de cada um dos aniversariantes do dia, distribuídos abaixo em ordem alfabética:

01. Juru (Celebrando 53 anos)

Juru é uma cidade sertaneja e fica localizada na Microrregião da Serra de Teixeira a uma altitude de 580 metros. Sua população em 2010 foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 9.826 habitantes, distribuidos em sua área territorial de 403,276 km². No ano de 1933, surgiu como Distrito de Princesa Isabel, com o nome de Barra, de 1939 à 1943 ainda como distrito de Princesa Isabel, recebeu o nome de Ibiabina. Em 1961 foi emancipada com o nome de Juru.  A etimologia do seu atual nome significa “aves multicores” palavra originaria do Tupi-Guarani. Fica a 398 km da Capital João Pessoa e limita-se com Olho d’Água, Tavares, água Branca e Solidão (PE).

02. Manaíra (53 anos)

Localizado a 370 km da Capital, na Microrregião do Sertão paraibano  e com uma área territorial de 352 km², Manaíra, possui uma população estimada em 10.759 habitantes de acordo com o (IBGE), de 2010. Limita-se ao Norte com Curral Velho e Pedra Branca; ao Sul com o Estado de Pernambuco; a Leste com São José de Princesa; e a Oeste com Santana de Mangueira.  O topônimo foi escolhido em homenagem a uma índia de nome Manaíra, vocábulo indígena que significa “Mel Cheiroso” ou “Abelha Cheirosa”. A sua emancipação política foi conseguida através da Lei Estadual nº 2.659, de 21 de dezembro de 1961, desmembrado de Princesa Isabel..

03. Santana dos Garrotes (Celebrando 53 anos)

Santana dos Garrotes está localizada no Sertão da Paraíba, na Microrregião de Piancó, com uma população de aproximadamente 7.266 habitantes, conforme o último censo realizado pelo IBGE no ano de 2010. Limita-se com Nova Olinda, Juru, Olho D’Água, Piancó, Itaporanga e Pedra Branca. A 415 de Capital João Pessoa, o município teve origem em 1825, com a instalação da Fazenda Exu, onde existia uma casa de oração. Por ocasião da grande seca que assolou a Paraíba alguns anos depois, um indivíduo chamado José dos Santos furtou um garrote e o matou para comer, escondendo o couro a as vísceras junto a uma lagoa. Moradores da região ao tomar conhecimento do fato, passaram a chamar o local de Lagoa dos Garrotes. A agricultura constitui a principal atividade econômica da comunidade, seguida pelo comércio.