logo paraiba total
logo paraiba total

São José de Piranhas comemora 129 anos de emancipação política nesta quarta-feira (24)

24 de dezembro de 2014

Além da celebração do Natal, nesta quarta-feira (24), a cidade de São José de Piranhas tem outro motivo de comemoração. Localizada na Região Microrregião de Cajazeiras, no Sertão paraibano, a cidade festeja nesta data seus 129 anos emancipação política. A localidade que ocupa uma área de 677 km², possui uma população estimada, de acordo com censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, de 19.099 habitantes.

Passou a categoria de cidade em 24 de setembro de 1885. O município também é conhecido pela “Terra do poeta-repentista Manuel Galdino Bandeira, nascido em Patos, no ano de 1882 e falecido em 1955, em São José de Piranhas, onde se radicara e passara a exercer as atividades de agricultor, em São José de Piranhas”. Cantador afamado teve oportunidade de cantar para o Presidente Getúlio Vargas. Suas estrofes se acham reproduzidas em diferentes livros sobre poesia popular. 

A cidade também é terra natal de outros filhos ilustres, tais como o escritor, imortal da Academia Paraibana de Letras, José Cavalcanti; e do poeta e repentista, Pedro Bandeira Pereira de Caldas.

Fica a 503 km da capital do Estado e limita-se com Cajazeiras e Cachoeira dos Índios, ao norte; Carrapateira e Aguiar a leste; Monte Horebe e Serra Grande, ao sul; Barro (CE), a oeste.

Nos dias atuais, a sua base econômica tem sido a criação de gado leiteiro e de abate para o atendimento das necessidades locais e da região, além da agricultura familiar e do seu pacato comércio varejista.