logo paraiba total
logo paraiba total

Cinco municípios paraibanos comemoram emancipação política nesta sexta-feira (26)

26 de dezembro de 2014

Cinco cidades paraibanas, localizados nas mais variadas regiões do Estado, comemoram nesta sexta-feira (26), seus respectivos aniversários de emancipação política. Os aniversariantes do dia são: Cachoeira dos Índios, Cuitegi, Frei Martinho, Malta e Mãe D’Água.

Outra curiosidade sobre os aniversariantes do dia é que todos eles, também estão completando 53 anos e foram elevadas à condição de município, por meio de leis estaduais que entraram em vigor no mesmo ano.

Conheça um pouco das potencialidades econômicas, culturais e sociais de cada um dos aniversariantes do dia, distribuídos abaixo em ordem alfabética:

01. Cachoeira dos Índios (Celebrando 53 anos)

Situada no Extremo Oeste do Estado da Paraíba, localizado na Microrregião de Cajazeiras. De acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010 sua população foi contada em 9 546 habitantes. Área territorial de 173 km². O distrito foi criado com a denominação de Cachoeira dos Índios, por ato anterior a 02-03-1938 e pelo decreto estadual nº 29, de 22-11-1939. O município com a denominação de Cachoeira dos Índios foi criado em 1961, desmembrado de Cajazeiras. Limita-se com Bom Jesus (norte); Cajazeiras (leste); estado do Ceará (Aurora eIpaumirim) (sul e oeste). 493 km é a sua distância da Capital 

02. Cuitegi (53 anos)

Localizado na Microrregião de Guarabira e integrante da Região Metropolitana de Guarabira. Segundo dados do IBGE no ano de 2010 sua população foi estimada em 6.889 habitantes. Área territorial de 39,301 km²  O topônimo Cuitegi é derivado dos termos tupis cuité (fruto do cuitezeiro) e ji (rio), o que portanto produz “rio dos cuités”, segundo o célebre historiador Horácio de Almeida. Tinha o nome de Cuité até 15 de novembro de 1938, data em que o decreto-lei nº 1.164, que alterava o povoado para vila também a renomeou para Cuitegi. Tornou-se município em 26 de dezembro de 1961ao desmembrar-se de Guarabira.

03. Frei Martinho (53 anos)

Instalado na Microrregião do Seridó Oriental Paraibano, a 193 km da Capital, sua população é de 3.025 habitantes, de acordo com o censo realizado pelo IBGE no ano de 2009. Área territorial de 246 km². O município está inserido na Região Metropolitana de Barra de Santa Rosa. Limita-se com Currais Novos/RN (norte, sul e oeste) e com Picuí (leste).

04. Malta (53 anos)

Situa-se na Mesorregião do Sertão Paraibano e na Microrregião de Sousa, limita-se com os municípios de Catingueira, Condado, Patos, São José de Espinharas, Santa Teresinha e Vista Serrana. Possui uma área de 156 km²7 e apresenta uma densidade demográfica da ordem de 35,93 habitantes por quilômetro quadrado. Foi emancipado pela Lei Estadual Nº 985 e instalado em 26 de dezembro de 1953. Acredita-se que o nome de Malta, apesar de incerto, tenha sido dado em homenagem à freguesia portuguesa de Malta, posto que na época de sua fundação, o Brasil e a Paraíba estavam sob o domínio de Portugal e a colonização presente era muito forte. A economia do município tem como suporte principal as atividades pertencentes ao Setor Terciário. O comércio destaca-se no incremento ao PIB do município, mas é na agropecuária onde surgem a maioria dos empregos destacando-se as plantações de algodão, feijão, milho e mandioca, também se cultiva coco-da-baía e a criação de bovinos, na avicultura a criação de galináceos com produção de ovos.

05. Mãe D’Água (53 anos)

Polarizada na Região Metropolitana de Patos, no Sertão do Estado. Sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE em 4.009 habitantes, distribuídos em 177 km² de área. A padroeira local é Nossa Senhora das Dores das Dores. Nos dias atuais, a feira livre ainda é sua principal atividade econômica e é realizada nas terças-feiras. Sua emancipação política ocorreu em 26 de dezembro de 1951. Limita-se ao Norte: Santa Teresinha; Sul: Matureia; Leste: São José do Bonfim e Teixeira; Oeste: Imaculada.