logo paraiba total
logo paraiba total

Pilõezinhos também celebra neste sábado (27) seus 51 anos de emancipação política

27 de dezembro de 2014

Situada a 476 km da Capital, na Região do Brejo paraibano, Pilõezinhos também celebra neste sábado (27), seus 51 amos de emancipação política.  Possui uma população estimada em 5.155 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, distribuidos em sua pequena área territorial de 44 km². 

Inicialmente habitada pelos índios Aratus, Cariris e Potiguaras. Os Aratus e Cariris nativos que ocuparam essas terras ficaram conhecidos pela produção de peças cerâmicas, cestaria e pelo cultivo de milho, feijão, mandioca e amendoim. 

Antes de se chamar Pilõezinhos, a cidade teve dois nomes: Vila de Vera Cruz e Vila de Santa Cruz. Com o passar do tempo foi encontrado pequenos pilões em uma pedra que são provenientes da idade Pré Cambriana média, cuja idade varia entre 500 milhões de anos. Designam-se comumente como pré-cambrianos os terrenos formados durante essa era. 

Em 1951, a Lei Estadual nº 652 de 05 de dezembro de 1951 cria o distrito de Pilõezinhos, pertencendo ao município de Guarabira. Em 27 de dezembro de 1963, a Lei Estadual de Nº 3.128, que cria o Município de Pilõezinhos, sendo desmembrado do município de Guarabira.

Em Pilõezinhos é predominante a fé católica, embora haja igrejas protestantes. As festas do município de Pilõezinhos é baseada na religião (no caso, catolicismo), a tradicional festa de São Sebastião é uma das comemorações que movimenta a cidade, 19 de janeiro, e também aquece o pacato comércio.