logo paraiba total
logo paraiba total

Paulista festeja 53 anos de emancipação política nesta quarta-feira (31)

31 de dezembro de 2014

Além de festejar a passagem de ano, nesta quarta-feira (31), a cidade de Paulista, tem algo mais a comemorar: os seus 53 anos de emancipação política. Localizada a 410 km de João Pessoa, na Microrregião de Sousa, no Sertão paraibano, Paulista conta com uma população estimada em 2010, pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 11.783 habitantes distribuidos em sua extensão territorial de 577 km².

Inicialmente quando ainda era distrito de Pombal, era chamada de Piranhas. Mas, por meio da Lei Nº 520, de 31 de dezembro de 1961, paulista foi emancipado com seu atual nome.

Paulista é uma cidade privilegiada, por contar com o abundante Rio Piranhas que corta a cidade, que deu origem ao seu primeiro nome, e que é conhecido por pessoas dos mais longínquos lugares como uma boa opção de lazer, pois alem do maravilhoso banho que o rio proporciona aos visitantes, no lugar existem barracas que comercializam comidas e bebidas típicas da região.

O Coreto João Patroclo da Silveira e a Quadra Central são outros ambientes de laser da cidade e que acolhem a população local e os turistas de várias cidades circunvizinhas, principalmente nos finais de semana.

Limita-se ao Norte com Riacho dos Cavalos e São Bento; a Leste com Serra Negra do Norte; ao Sul com São José de Espinharas, Vista Serrana, Condado e Pombal; e a Oeste também com Pombal, Lagoa e Mato Grosso.

A economia da cidade depende basicamente da movimentação das verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outras arrecadações como Imposto de Circulação e Mercadorias e sobre prestações de Serviços (ICMS). Contudo, ainda se apoia na agricultura familiar.