logo paraiba total
logo paraiba total

Agricultores paraibanos recebem 412 toneladas de sementes

12 de janeiro de 2015

Com a finalidade de aproveitar o período de chuvas em algumas áreas, o Governo do Estado, por meio da Emater, iniciou a distribuição de 412 toneladas de sementes selecionadas de milho, sorgo forrageiro, feijão macassar e carioquinha ainda no mês de dezembro, contemplando nesta primeira fase as regiões do Sertão e Cariri, com um investimento de R$ 7,5 milhões no Programa de Distribuição de Sementes Safra 2014/2015.

Nesta primeira etapa, o Programa vai atender 110 municípios, beneficiando as famílias integrantes do Programa Garantia Safra residentes na zona rural. As sementes estão sendo distribuídas pelos polos de São Mamede, Sousa, Itaporanga, Princesa Isabel, Catolé do Rocha e Sumé.

Nesta semana começou a distribuição de sementes selecionadas de milho e feijão no município de Vieirópolis, região administrativa da Emater em Sousa. Inicialmente receberão os agricultores inscritos e que aderiram ao Garantia Safra 2014/2015. A distribuição é coordenada pelo escritório local do Emater, numa parceria com a Prefeitura Municipal e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Os agricultores receberão cinco quilos de milho e cinco quilos de feijão para o plantio. No total, serão entregues aos agricultores do município, 2.660 quilos de sementes de milho, mais 2.660 quilos de sementes de feijão vigna e, posteriormente, 300 quilos de sementes de capim sorgo para formação de pastagem para alimentação animal.

Para o gerente da Emater em Vieirópolis, extensionista Manoel Chagas, os agricultores estão recebendo sementes de excelente qualidade, com índice de germinação acima de 90% e alta produtividade, o que irá contribuir de forma decisiva para uma boa colheita. “Os agricultores familiares que não estão inscritos no Garantia Safra e são contemplados com os recursos do Pronaf,  ou seja, que são possuidores de DAPs, devem ficar tranquilos que continuarão recebendo suas sementes normalmente sem nenhum prejuízo”, explicou.