logo paraiba total
logo paraiba total

Bom Sinal e Smarttech testam VLTs em João Pessoa

26 de janeiro de 2015

João Pessoa já recebeu dois veículos leves sobre trilhos (VLTs), parte de um lote de oito composições compradas pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). A fabricação é da Bom Sinal  Indústria e Comércio, empresa 100% nacional, que em menos de 15 anos de atuação no setor conquistou o Nordeste, com mais de 100 carros em operação. 

Além de João Pessoa, já estão em operação três VLTs na cidade de Natal (RN). Nas duas capitais, os testes foram realizados em parceria com a Smarttech, empresa sediada em Holambra (SP) e também 100% nacional. A Smarttech participa no desenvolvimento e validação do projeto estrutural, durabilidade e conforto e de otimização da caixa do trem, por meio de tecnologias de simulação avançadas e equipe técnica de engenheiros e consultores. A parceria começou em 2008, quando a Bom Sinal se preparava para o fornecimento de seis VLTs com sistema de tração diesel-hidráulico para a linha Oeste de Fortaleza, entre as estações João Felipe e Caucaia, num percurso de 19,7 km.

Fabricante do primeiro VLT em operação no Brasil, que circula desde dezembro de 2009 entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, na região do Cariri, Ceará, a Bom Sinal produz composições de dois, três e quatro carros e está pronta para atender as operadoras no Brasil e no Exterior. “Temos know-how e capacidade, pois atuamos dentro dos padrões internacionais de qualidade”, explica Haroldo de Moraes, diretor de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.