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21º Salão do Artesanato termina com mais de R$1,25 milhões em vendas

26 de janeiro de 2015

O 21º Salão do Artesanato da Paraíba foi encerrado nesse domingo (25), em João Pessoa com números positivos e animadores. Durante 35 dias, os cerca de 400 artesãos envolvidos diretamente no evento fizeram negócios e acumularam mais de R$1,25 milhões em vendas de mais de 48 mil produtos.

Mais de 33 mil pessoas visitaram o Salão, que mostrou o artesanato de diversas tipologias, como fios, madeira, cerâmica, couro, gastronomia, tecelagem, metal, pedra, habilidades manuais, dentre outros, além de ter promovido 20 apresentações culturais. Este ano, o tema foi “Das mãos floresce o crochê”.

O superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, também participou da solenidade de encerramento do Salão e destacou a importância do evento. “O Sebrae tem como uma de suas metas mobilizar e desenvolver a economia criativa do Estado. O Salão desenvolve o trabalho dos artesãos, através de capacitações, que melhoram seus produtos. Por isso, este é um evento de tamanha importância para o Sebrae, pois aqui é o ambiente da sua clientela, de empreendedores da economia criativa”, afirmou o superintendente.

Entrega de certificados e de equipamentos

Durante a solenidade de encerramento do Salão, a vice-governadora Lígia Feliciano entregou o certificado de participação no evento à artesã Maria de Lourdes Barbosa. Ela representou os demais artesãos e comemorou a participação no evento e suas vendas. “Eu só tenho a agradecer aos organizadores do Salão e a todas as minhas companheiras de trabalho”, disse a crocheteira de 67 anos, que iniciou seu ofício aos 18.

Também houve, na solenidade, a entrega simbólica de insumos e equipamentos, no valor de R$100 mil reais, a cooperativas de artesãs da Zona da Mata paraibana, que participam do projeto de economia solidária da Secretaria de Segurança Alimentar. 

Pesquisa da UFPB

Durante os 35 dias do Salão de Artesanato, alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizaram uma pesquisa entre os artesãos e os visitantes do evento. A pesquisa faz parte do trabalho de conclusão de curso dos alunos, que irá traçar um plano de comunicação de relações públicas para o Salão do Artesanato.