logo paraiba total
logo paraiba total

Franquias procuram empreendedores no Nordeste para expansão de negócios

26 de janeiro de 2015

De 2012 para 2013, o faturamento das unidades na região cresceu 7,7%, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). “O Nordeste tem crescido em um ritmo além do nacional por dois fatores: primeiro porque o PIB tem demonstrado um ritmo de crescimento um pouco maior e também porque ainda existe uma lacuna para o setor de franchising na região”, diz Leonardo Lamartine, diretor da regional da ABF Nordeste.

Os estados nordestinos concentram 7,8% das franqueadoras e 2,5% das unidades. Os três estados mais fortes para franquias na região são Bahia, Pernambuco e Ceará. Os setores com mais franquias na região são esportes, saúde, beleza e lazer, alimentação e educação.

Diante dessa realizada promissora várias franquias têm procurado empreendedores no Nordeste para expansão de negócios. Confira algumas delas:

5àsec

Com 430 lojas no Brasil, a rede de lavanderias já têm unidades em todas as capitais no Nordeste e se prepara para crescer no interior. Mossoró, no Rio Grande do Norte, e Imperatriz, no Maranhão, são pontos estratégicos.

O investimento inicial na franquia é de 380 mil reais, com faturamento mensal entre 45 mil e 150 mil reais e lucro médio de 25% a 30%. A previsão de retorno do investimento é de 40 meses. 

Água Doce – Sabores do Brasil

A rede de bares Água Doce tem apenas uma unidade no Nordeste e pretende abrir outras 10. As cidades prioritárias são Teresina e Natal. A rede toda tem 106 unidades franqueadas e duas próprias.

Os novos franqueados desembolsam a partir de 365 mil reais para começar a operar uma loja da marca. O faturamento bruto é de 90 mil reais ao mês. O retorno pode acontecer entre 36 e 60 meses. 

Bello Pastel Express

A rede de pastelarias tem 10 unidades e pretende abrir ao menos 20 no Nordeste. Caruaru, Petrolina, Feira de Santana, Campina Grande, Camaçari, Mossoró, Juazeiro do Norte, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Lauro de Freitas estão no radar de expansão da rede para os próximos anos. Hoje, a marca tem três operações na região.

Para quem se interessa pelo negócio, o investimento inicial é de 400 mil reais. O retorno é previsto para até 36 meses. 

Big X Picanha

Com 47 operações, a rede de fast food tem planos de abrir mais de 40 restaurantes no Nordeste. As cidades que estão no radar da empresa são Maceió, Arapiraca, Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Campina Grande, Caruaru, Recife, Natal, Mossoró e Aracajú, entre outras.

Para quem se interessa pelo negócio, o investimento inicial é de 200 mil reais. O retorno é previsto para até 36 meses. 

Bob’s

A rede de fast food Bob’s tem 1126 pontos de venda no país. Para 2015, o Nordeste deve receber 40 novas unidades. A marca procura franqueados para Salvador, Recife, Fortaleza, Aracaju, Camaçari, Picos e Timon. Hoje, existem 185 unidades na região.

O investimento inicial varia de 708 mil a quase 2 milhões de reais, com prazo de retorno de 36 a 48 meses. 

Brasileirinho Delivery

Especializada em comida brasileira, a rede tem sete unidades no Brasil, mas pretende abrir 30 pontos no Nordeste. Salvador, Eunápolis, Porto Seguro, Teresina, São Luís, Santa Inês, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju são os locais prioritários para a expansão.

O investimento inicial é de 120 mil reais, com faturamento médio mensal de 40 mil reais por unidade. O prazo de retorno informado pela rede é de 12 meses, em média.