logo paraiba total
logo paraiba total

Acessórios e suprimentos já representam 16% das vendas dos distribuidores de TI e Informática, aponta estudo

27 de janeiro de 2015

Pelo segundo ano seguido, produtos como acessórios e suprimentos cresceram na participação no faturamento do setor de distribuição de tecnologia da informação e informática. Chamada de “outros produtos”, a categoria representa 16% de todos os negócios no segmento, um crescimento de dois pontos percentuais no comparativo a 2013.

Os dados são da 5ª Pesquisa Inédita Setorial dos Distribuidores de TI e o 4º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (Abradisti), encomendado junto ao IT Data, uma das principais consultorias de análise de mercado em tecnologia do país.

“A categoria outros produtos é composta principalmente por itens que não têm mais destaque em grandes magazines, tornando as revendas uma alternativa de compra aos consumidores”, explica Mariano Gordinho, diretor executivo da Abradisti.

O estudo também apontou que os hardwares seguem em queda. Em 2014 a categoria representou 71% frente a 74% do ano passado e 81% de 2012. Por sua vez, a venda de software teve uma ligeira alta, passando de 11% para 12%, enquanto a prestação de serviços por parte dos distribuidores se manteve com 1% da renda total.

A 5ª Pesquisa Inédita Setorial dos Distribuidores de TI apontou que o setor deve fechar 2014 com faturamento de R$ 12,6 bilhões, uma queda de 4% em relação ao ano anterior.