logo paraiba total
logo paraiba total

Inscrições do Prêmio Educação Empreendedora acabam dia 31

28 de janeiro de 2015

A Paraíba implementa a Educação Empreendedora com projetos que já alcançaram cerca de 500 crianças e jovens. Iniciativas como a da cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano, que tem duas escolas municipais com projetos, poderão ser reconhecidas nacionalmente. Para isso, essas duas escolas modelos e outros projetos já podem se inscrever, até o sábado (31), no Prêmio Educação Empreendedora. 

A iniciativa foi criada este mês pelo Conselho da Semana Global do Empreendedorismo, do qual o Sebrae participa.

As escolas municipais de Ensino Fundamental Costa e Silva e Galdino Pires Ferreira em Cajazeiras aplicaram, em 2014, o programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”. O projeto foi concluído com a Feira do Empreendedor da cidade. A secretaria de Educação de Cajazeiras e o Sebrae acompanharam a implantação e desenvolvimento das atividades. A ação de responsabilidade social e sustentabilidade serve para ensinar os estudantes sobre o mundo dos pequenos negócios. Os dois projetos, assim como outros que incentivem o empreendedorismo entre crianças e jovens, podem se inscrever no Prêmio.

Os alunos vivenciaram etapas de trabalho para a montagem de um negócio e desenvolveram ações como pesquisar a preferência dos possíveis clientes, definição do nome para o negócio, entre outros. A feira foi realizada na praça da prefeitura com a participação de todos os alunos, professores, gestores escolares, técnicos da secretaria municipal de educação, dentre outros. Durante o evento, os alunos comercializaram dez tipos de produtos do Projeto.

Prêmio – A analista do Sebrae Paraíba, Socorro Vasconcelos, disse que o Sebrae nacional realiza o projeto de Educação Empreendedora nas escolas e instituições de ensino superior desde 2013. Na educação superior, as disciplinas de Empreendedorismo já fazem parte da grade curricular da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande. Para 2015, o programa vai atingir escolas dos municípios, ensino fundamental e médio. O objetivo do Prêmio é localizar iniciativas no Brasil que estejam desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras.

Através de estudantes, professores, instituições de ensino e educadores, a iniciativa ajudará o Brasil a superar o índice de 9% da população adulta que tiveram educação empreendedora, segundo a Endeavor. O índice é baixo se comparado a outros países da América Latina, como o Chile (40%). As iniciativas selecionadas ficarão num “banco de melhores práticas” público. Os finalistas receberão produtos e serviços das instituições do Conselho da SGE.

Serviço

O quê: Prêmio Educação Empreendedora;

Datas: Inscrições até 31 de janeiro; anúncio dos finalistas em abril e dos vencedores em maio;

Inscrições: www.semanaglobal.org.br/pt/premio