logo paraiba total
logo paraiba total

Inscrições do Prêmio Sebrae de Jornalismo terminam sábado (31)

29 de janeiro de 2015

Terminam neste próximo sábado (31), as  inscrições para a 7ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), que estão sendo realizadas por meio do site www.premiosebraedejornalismo.com.br, onde também está disponível o regulamento completo. Poderão concorrer matérias e reportagens veiculadas de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2014. 

Cada profissional pode inscrever, no máximo, três trabalhos, no entanto, não há limite de inscrições por veículo.

A premiação possui duas fases: estadual e nacional. Primeiramente, os trabalhos concorrem estadualmente e os primeiros colocados em cada categoria são premiados e selecionados para a etapa nacional. Os primeiros colocados de cada categoria (jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e imagem jornalística) recebem um prêmio estadual e participam da etapa nacional. Os vencedores desta segunda fase recebem R$15 mil, por categoria.

O prêmio reconhece os trabalhos que melhor abordaram os seguintes temas: fomento ao empreendedorismo; cooperação; encadeamento produtivo; educação empreendedora; gestão; inovação e competitividade; inclusão produtiva; sustentabilidade; e políticas públicas e legislação. Além de premiar os autores das reportagens, o Sebrae faz homenagens aos jornalistas parceiros dos empreendedores, com a escolha de profissionais da redação, como editores, pauteiros, produtores, chefes de reportagem ou outros que contribuem para a divulgação do empreendedorismo no país.

Na edição do ano passado, a Paraíba teve 59 trabalhos inscritos na etapa estadual, concorrendo nas cinco categorias. Os primeiros colocados paraibanos no ano de 2013 foram: Andréia Barros e Rafaela Gambarra (webjornalismo – portal Paraíba Total); Mislene Santos (radiojornalismo – Rádio Correio); Wendell Rodrigues (telejornalismo – TV Correio); Nelsina Vitorino (fotojornalismo – Jornal da Paraíba) e Naná Garcez e Eliane Cristina (jornalismo impresso – Revista Edificar).

Nacionalmente, em seis edições até hoje, o PSJ já recebeu 6.343 inscrições de todos os estados e concedeu R$ 589,5 mil em prêmios. O Prêmio é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae Nacional, com curadoria e promoção da revista e portal Imprensa, para premiar as melhores matérias veiculadas na imprensa brasileira sobre os microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas.

Calendário do PSJ

– Inscrições nas etapas estaduais: até 31 de janeiro de 2015

– Divulgação dos Finalistas Estaduais: entre abril e maio de 2015

– Evento de premiação nacional: a partir de junho de 2015

 Categorias principais

– Prêmio Sebrae de Jornalismo Impresso

– Prêmio Sebrae de Radiojornalismo

– Prêmio Sebrae de Telejornalismo

– Prêmio Sebrae de Webjornalismo

– Prêmio Sebrae de Imagem Jornalística (fotografia e reportagem cinematográfica)