logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba espera atrair investimentos com inauguração da fábrica da Jeep, em Goiana

19 de fevereiro de 2015

A Paraíba espera atrair investimentos e emprego com a nova fábrica da Jeep, que será inaugurada no dia 28 de abril, em Goiana (Zona da Mata Norte de Pernambuco). A abertura oficial da planta industrial vai acontecer após o lançamento nacional do Renegade (primeiro modelo produzido pela fábrica pernambucana), previsto para a primeira quinzena de abril. Após a apresentação ao mercado nacional, o jipinho começa a chegar à rede de concessionárias da marca no País.

Após o crescimento, a atração de empregos e visibilidade que a montadora da Fiat, como um todo, vem trazendo à Paraíba,  o governo está otimista em relação também à esse novo investimento no estado vizinho. Desde o anúncio da construção da fábrica, o governo da Paraíba já captou cerca de 20 empresas do setor automotivo, que confirmaram instalação em território paraibano. “A presença dessa empresas revela que nosso estado está em um bom momento econômico, que têm as melhores condições, com competitividade e indicadores para atrair profissionais e investimentos”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Laplace Guedes. 

Com área construída de 260 mil metros quadrados, a fábrica está distribuída cinco edifícios principais: Prensas, Funilaria, Pintura, Montagem e Centro de Comunicação. A planta tem capacidade projetada para fabricar 250 mil veículos por ano e é considerada o maior projeto industrial da história do grupo.

O Polo Automotivo Jeep foi planejado para ter o mais avançado padrão global de fabricação automotiva, aplicando em torno de 15 mil das melhores práticas do setor dentro do Sistema Word Class Manufacturing (WCM). A atenção está, principalmente, na excelência na produção e na otimização logística.  No pico da operação, a fábrica vai gerar 8 mil empregos diretos.

O Renegade terá preço entre R$ 70 e R$ 110 mil e vai competir com utilitários compactos como o EcoSport (Ford) e o Duster (Renault).