logo paraiba total
logo paraiba total

Magazine Luiza vai abrir novas lojas no Nordeste este ano

3 de março de 2015

Na tentativa de ampliar a base de lojas e diluir mais rapidamente custos fixos, o Magazine Luiza vai mudar o foco dos investimentos. Se em 2014, a varejista abriu menos lojas do que reformou – inaugurou 24 pontos e reformou 60 – neste ano deve abrir de 40 a 50 lojas e reformar de 20 a 30 unidades. Deve ser mantido o volume de investimentos de R$ 150 milho?es em relac?a?o ao ano passado – valor subiu apenas 4% em 2014.

Esta e? um estrate?gia comum no setor em peri?odos em que ha? perda de vigor no consumo e pressa?o em despesas. Se o volume maior de novas lojas eleva despesas operacionais – com impacto inicial em margem bruta (lojas rece?m-abertas sa?o mais promocionais) – as aberturas aceleram expansa?o da receita, diluindo custos.

Algumas redes te?m seguido caminho oposto, revendo projetos de expansa?o e reduzindo valores para investimento desde 2014.

“Para compensar um cena?rio mais recessivo, um dos caminhos e? abrir mais loja. No varejo na?o da? para ficar segurando expansa?o orga?nica por muito tempo, e no?s ja? abrimos volume menor [de pontos] no ano passado”, disse Marcelo Silva, diretor superintendente do Magazine Luiza.

“Tambe?m devemos aumentar um pouco despesas com marketing em ac?o?es na TV, com maior visibilidade em prac?as que na?o atingimos com os outros investimentos [em marca]. E podemos compensar isso reduzindo outras despesas da companhia ou ate? mesmo despesas da a?rea de marketing”.

Sobre investimentos, como o plano e? manter o ni?vel de R$ 150 milho?es em 2015, e havera? mais aberturas, as reformas sera?o em menor nu?mero. 

A expectativa e? que a metade das 40 a 50 inaugurac?o?es de 2015 acontec?a no mercado do Nordeste – em 2014, das 24 aberturas, 14 foram na regia?o. Nos estados nordestinos, redes operam com margens de lucro menores do que no Sudeste, mas crescem de forma mais acelerada.