logo paraiba total
logo paraiba total

Pesquisa mostra que produção industrial subiu em janeiro, mas teve recuo de 5,2% em um ano

4 de março de 2015

Dados da Pesquisa Mensal Industrial (PMI), divulgada nesta quarta-feira (04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que a produção industrial ganhou força e avançou 2% em janeiro ante dezembro, na série livre de influências sazonais, após registrar perdas de 1,1% em novembro e de 3,2% em dezembro. Na comparação anual, no entanto, o resultado fica negativo, com recuou de 5,2% na comparação com janeiro de 2014 – 11ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação.

A indústria recuperou apenas parte da perda de 4,3% acumulada no período novembro-dezembro de 2014 e ainda encontra-se 8,9% abaixo do nível recorde alcançado em junho de 2013.

Nos últimos 12 meses, o indicador registra recuo de 3,5% em janeiro, mantendo a trajetória de queda iniciada em março último (2%) e assinalou o resultado negativo mais intenso desde janeiro de 2010 (-4,8%).

Na comparação mensal

A expansão de 2% da atividade industrial na passagem de dezembro de 2014 para janeiro de 2015 mostrou resultados positivos em duas das quatro grandes categorias econômicas e em 13 dos 24 ramos pesquisados.

Entre os setores, o principal impacto positivo foi registrado por produtos alimentícios, que avançou 3,9%, eliminando parte da perda de 4,5% acumulada nos meses de novembro e dezembro últimos.

Outras contribuições positivas importantes sobre o total da indústria vieram das atividades de máquinas e equipamentos (7,6%), metalurgia (5,4%), indústrias extrativas (2,1%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (9%).

Com os resultados desse mês, o primeiro interrompeu quatro meses consecutivos de queda na produção, período em que acumulou perda de 12%; o segundo recuperou parte da redução de 6% verificada entre outubro e dezembro últimos; o terceiro assinalou o segundo mês seguido de crescimento na produção, acumulando nesse período expansão de 3,0%; e o último eliminou parte do recuo de 9,8% registrado entre setembro e dezembro de 2014.

Entre os 11 ramos que reduziram a produção nesse mês, os desempenhos de maior importância foram assinalados por coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-5,8%), perfumaria, sabões, detergentes e produtos de limpeza (-4,8%) e confecção de artigos do vestuário e acessórios (-5,8%). Com exceção do primeiro setor, que mostrou taxa negativa pelo terceiro mês seguido e acumulou perda de 9,7% nesse período, as demais atividades apontaram resultados positivos em dezembro último: 1,9% e 7,7%, respectivamente.