logo paraiba total
logo paraiba total

1º lote da restituição do IR terá cerca de 15 mil contribuintes da Paraíba

4 de março de 2015

Algo em torno de 15 mil contribuintes paraibanos devem receber a restituição do Imposto de Renda já no primeiro lote, programado para ser liberado no dia 15 de junho, segundo informou o delegado da Receita Federal de João Pessoa, José Honorato de Souza, nessa terça-feira (03). As restituições deverão ser pagas em sete lotes neste ano.

“Essa foi a média do número de restituições que pagamos no ano passado. A nossa estimativa é que deve ser mantida neste ano também, mas depende ainda, é claro, do caixa do governo para liberar o pagamento, pois estamos em ano de ajuste fiscal”, explicou o delegado.

Têm prioridade no recebimento as pessoas com 65 anos ou mais, as com doenças graves e as com deficiência física ou mental. Depois, recebem os contribuintes que enviaram nos primeiros dias da declaração. Se esses contribuintes ficarem na malha fina por algum problema na declaração, a prioridade deixa de existir. “A lista contempla a prioridade nessa ordem em respeito à Lei do Estatuto do Idoso e das normas da Receita”, declarou ele.

Mais de 4,160 mil contribuintes enviaram a declaração à Receita Federal nos dois primeiros dias do prazo de envio do Imposto de Renda 2015. Eles deverão também estar na lista das prioridades do primeiro lote das restituições.

Declarações

A Receita espera receber 275 mil declarações na Paraíba este ano. Neste ano, está obrigado a declarar Imposto de Renda quem mora no Brasil e recebeu rendimentos tributáveis de mais de R$ 26.816,55 ao longo de 2014. Também é obrigado a declarar quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.