logo paraiba total
logo paraiba total

Selic sobe a 12,75% e deixa as aplicações na poupança menos atrativas

5 de março de 2015

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nessa quarta-feira (04), aumento de 0,5 ponto porcentual, para 12,75%, no valor da taxa básica de juros (Selic). A alta dos juros deixa as aplicações na poupança menos atrativas se comparadas a outros investimentos de renda fixa, também considerados seguros.

O rendimento de CDBs com taxas pós-fixadas, fundos DI e Letras Financeiras do Tesouro (LFTs), títulos públicos negociados pelo Tesouro Direto, aumentam conforme a Selic é elevada.

Já a caderneta deixou de acompanhar os juros quando a Selic passou dos 8,5% ao ano. Quando a taxa é maior do que 8,5%, o rendimento da caderneta é fixado em 0,5% ao mês mais o valor da Taxa Referencial (TR).

Quando a Selic é menor ou igual a 8,5%, depósitos na poupança realizados a partir do dia 04 de maio de 2012 rendem 70% da taxa básica de juros mais o valor da TR. Depósitos feitos antes dessa data rendem 0,5% ao mês mais o valor da TR.

A alta de 0,5 ponto porcentual da taxa básica de juros se tornou um consenso entre instituições financeiras e analistas que participaram da pesquisa Focus do Banco Central. Há um mês, o mercado apostava em uma alta menor, de 0,25 ponto porcentual.