logo paraiba total
logo paraiba total

Detran inicia vistoria em transportes escolares da Paraíba a partir de sábado (07)

5 de março de 2015

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) iniciam neste sábado (07) a primeira etapa das vistorias no transporte escolar em 2015. Nesta etapa serão vistoriados veículos de 76 municípios paraibanos.  As inspeções fazem parte do projeto “Transporte escolar – alegria de ir e vir”, que visa garantir a segurança de mais de 150 mil estudantes paraibanos que utilizam o transporte escolar.

De acordo com o calendário, no primeiro dia as equipes da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran se instalam na sede da 7ª Ciretran, na cidade de Monteiro, a partir das 7h, quando serão vistoriados veículos daquela cidade, além de São João do Tigre, Ouro Velho, Zabelê, Camalaú e São Sebastião do Umbuzeiro.

No dia 14, as vistorias serão realizadas na 6ª Ciretran, com os seguintes municípios: Cajazeiras, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, São José de Piranhas e Carrapateira. Ainda neste dia, na 10ª Ciretran, em Itaporanga, serão inspecionados os ônibus escolares de Pedra Branca, Serra Grande, São José de Caiana, Curral Velho, Diamante, Boa Ventura e Itaporanga.

No dia 15, será a vez dos transportes escolares de Cabedelo e Lucena, no Posto de Trânsito de Cabedelo, e em Mamanguape passarão pela fiscalização os ônibus escolares de Mataraca, Itapororoca, Cuité de Mamanguape, Capim e Mamanguape.

A intenção das vistorias é verificar o cumprimento da portaria nº 103/13, que disciplina o setor de transporte escolar na Paraíba. O documento determina que os condutores tenham idade mínima de 21 anos, possuam a Carteira Nacional de Habilitação na categoria “D”, tenham cursos de especialização e não tenham cometido infrações de trânsito graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses.

A portaria ainda estabelece que os veículos sejam registrados na categoria aluguel ou oficial, identificados como veículos escolares e inspecionados para a verificação dos equipamentos obrigatórios. São verificados se os pneus oferecem condições de segurança, roda estepe, macaco compatível com o peso do veículo, chave de roda, para-brisa, triângulo sinalizador e retrovisores internos e externos.