logo paraiba total
logo paraiba total

Professores da Prefeitura de João Pessoa paralisam atividades nesta segunda-feira (16)

16 de março de 2015

Os professores da rede municipal de João Pessoa realizam, na manhã desta segunda-feira (16), um ato público em frente ao Centro Administrativo da cidade, no bairro de Água Fria, para marcar o início da greve da categoria e protestar contra o reajuste salarial de 3% oferecido pela Prefeitura Municipal. A categoria reclama que a prefeitura não demonstra interesse em atender sua pauta de reivindicações. A greve dos docentes tem início nesta segunda-feira (16) e deve deixar cerca de 60 mil alunos sem aulas. 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de João Pessoa (Sintem-JP), Daniel de Assis, criticou a proposta da prefeitura, afirmando que ela representa “um retrocesso na política salarial do magistério municipal”. Segundo o dirigente da entidade, “a prefeitura não paga piso salarial para professores polivalente prestadores de serviço”. Conforme divulgado pelo sindicato, o valor pago para esses profissionais é R$ 1.052,00, enquanto a remuneração prevista no piso seria de R$ 1.198,61 para uma carga horária de 25 horas.

“Desde que a lei do piso foi estabelecida, nunca nos concederam reajuste em índice menor que o estabelecido pelo MEC”, disse, acrescentando que outras Capitais que atravessam a mesma alegada crise econômica já o fizeram, num percentual de 13,01%. “Aqui nós cobramos 16% para continuar a política de valorização dos trabalhadores”, declarou.

Além dos 16%, retroativo a janeiro, para ativos e aposentados e atualização do pagamento do piso salarial nacional para os professores prestadores de serviço (PS), os professores reivindicam reajuste no mesmo percentual na data base para os funcionários da educação e modificações do Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR), dentre elas a garantia do afastamento para cursar pós-graduação sem perdas, com ampliação do tempo das licenças e a progressão funcional para quem está em estágio probatório.