logo paraiba total
logo paraiba total

Atendimento, inclusão e dignidade 

19 de março de 2015

Na Paraíba, o MEC em parceria com o Governo do Estado implantou, no período entre 2005 e 2011, 285 salas de recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado dos alunos público alvo da Educação Especial – alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades superdotação. No ano de 2013, foram registradas 15.231 matrículas na educação básica na Paraíba.

A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) é a gestora da política de Educação Especial no Estado e acompanha o processo de inclusão escolar, contribui com a formação de professores nas áreas de Atendimento Educacional Especializado, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Braille e Soroban. “Em março, iniciamos o processo de qualificação e vários cursos estão em andamento, acompanhado de reuniões pedagógicas sistemáticas com profissionais da rede estadual de ensino”, explica Simone Jordão, presidente da Funad. Os serviços são oferecidos individualmente, em duplas e a pequenos grupos de estudantes em João Pessoa e nas cidades circunvizinhas, com sessões de 60 minutos, duas vezes por semana em horário oposto ao da escola regular.

Na Apae-JP (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa), também há serviços de atendimento às famílias e ao usuário. São cerca de sete mil atendimentos por mês, e a entidade conta com recursos da iniciativa privada, apoio dos governos estadual e municipal. Na escola da Associação, trabalha-se com um currículo funcional. “Nesse sentido, as crianças da pré-escola, além das atividades típicas da escolarização nesse nível, recebem atendimentos clínicos”, acrescenta o diretor de Patrimônio, Ivaldo Araújo. As crianças de 1ª série, além da sala de aula, contam com atividades em laboratório de informática e em sala ambientada para jogos, do tipo brinquedoteca. Os alunos fora da faixa etária do Ensino Fundamental participam de oficinas pedagógicas que dão continuidade à aprendizagem da leitura e da escrita, bem como de oficinas pré-profissionalizantes. A Escola também conta com Programas Pedagógicos Específicos com a criação do Projeto Especial para Educação de Jovens e Adultos.

Para os pais, a Apae-JP conta com a Escola para Pais, que se constitui como espaço de intercâmbio de experiências entre os familiares dos usuários da Apae–JP e de reflexão sobre os desafios da família. O objetivo é possibilitar a convivência harmoniosa com o deficiente mental, o fortalecimento dos vínculos sócio-afetivos entre a família e o filho, bem como oferecer subsídios para que as famílias melhorem o conhecimento sobre aspectos da deficiência intelectual.  

Serviço:

Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad): (83) 3214-7879

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (Apae-JP): (83) 3235-2080

Continue lendo: 

Reportagem especial: Aprendendo a incluir

Saiba mais sobre a criança e a síndrome

Pedagogia da inclusão: direitos garantidos por lei