logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba Birdwatching reúne apaixonados por aves em Matureia

25 de março de 2015

Cenários exuberantes, espécies raras de aves e a peculiar beleza da fauna e da flora do sertão paraibano, fazem do Pico do Jabre, localizado no município de Matureia-PB, o lugar ideal para a realização da 2ª edição do Paraíba Birdwatching. O evento acontece entre os dias 2 a 5 de abril de 2015, durante o feriado da Semana Santa, com diversas atividades, tais como: trilhas, workshops, eventos culturais e esportes radicais.

Considerado o ponto mais alto da Paraíba, com 1.197 metros de altitude, o Parque Estadual do Jabre é um refúgio para mais de 100 espécies de pássaros. A região fica a 312 km da capital paraibana, João Pessoa. O Parque foi o lugar escolhido para a prática de Observação de Aves por ser reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como uma das maiores fontes de pesquisas biológicas do país, pois possui espécies endêmicas que só existem na reserva ecológica e devem ser fruto de estudo para evitar extinção.

Segundo o coordenador do Paraíba Birdwatching, Dorgival Macedo, o evento terá trilhas conduzidas por guias ornitólogos e locais, além de refeições com comidas regionais. Os participantes terão ainda workshops sobre observação de aves e fotografia, e poderão participar da parte cultural, que terá forró pé de serra, contadores de causos, lançamento de livros e Sarau Poético com a participação do poeta Marco Di Aurélio.

Embora a foco principal continue a ser observação de aves, este ano o evento conta com a parceria do grupo de ecoturismo Sertão Extreme. Para os amantes dos esportes de aventuras, a equipe de Condutores da Sertão Extreme realizará atividades como rapel, caminhada, slackline e, possivelmente, caíque ou stand up paddle no Açude em frente ao Casarão do Jabre.

No mesmo período ainda será realizado o 2 º Festival de Voo Livre de Matureia. Os interessados poderão desfrutar de uma bela paisagem através de voo de parapente. O evento conta ainda com o apoio da ONG SOS Sertão, da empresa Guia Mundo e da Rede Brasileira de Informações Biológicas (REBIBIO).

As inscrições e outras informações sobre o evento podem ser feitas pelo email paraibabirdwatching@gmail.com, ou pelos telefones: (83) 9954-2243 / 8754-6695, falar com Dorgival Macedo.

Turismo de Observação de Aves ou Birdwatching – também chamado de “passarinhar”, é uma atividade de lazer que também contribui para a conservação dos ambientes naturais e para a educação ambiental e científica. Esse tipo de turismo já é bastante praticado em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Austrália e Japão. No Brasil, essa prática é recente, e tem sido realizada principalmente no Sudeste e Centro Oeste.