logo paraiba total
logo paraiba total

Facebook lança ferramenta para facilitar resgate ao passado

26 de março de 2015

O Facebook lanc?ou nesta terc?a-feira (24) uma ferramenta chamada Neste Dia, em que a ideia e? mostrar ao usua?rio um conteu?do que ele compartilhou ou no qual foi marcado em uma data especi?fica. E? uma forma de ajudar as pessoas em sua nostalgia virtual, algo que outros aplicativos ja? fazem de maneira mais ampla.

O app Timehop, por exemplo, consegue resgatar memo?rias do pro?prio Facebook e de redes como Twitter, Instagram, Foursquare, Flickr, Dropbox, iPhoto e o arquivo da ca?mera –de acordo com o site especializado Techcrunch, o sistema recebe 6 milho?es de usua?rios todos os dias.

O Facebook ja? enfrentou cri?ticas por causa de problemas em func?o?es relacionadas a memo?rias. No ano passado, a companhia teve de se desculpar por causa do aplicativo Year in Review, que exibia as principais publicac?o?es do ano –o sistema exibiu para o web designer Eric Meyer uma foto de sua filha, morta em 2014 por um ca?ncer cerebral, cercada de desenhos festivos e a frase “Foi um grande ano! Obrigado por fazer parte dele”.

Segundo o Techcrunch, para evitar esse tipo de problema, o algoritmo do sistema tenta “proteger o sentimento das pessoas” –se algue?m estava marcado como seu namorado, por exemplo, e depois perdeu esse status, na?o sera?o exibidos posts que incluam essa pessoa. Tambe?m na?o sera?o exibidos conteu?dos relacionados a algue?m que morreu.