logo paraiba total
logo paraiba total

Estado reestrutura 30 feiras de agricultor familiar na Paraíba

27 de março de 2015

Ampliar e melhorar os espaços das Feiras de Agricultores para a comercialização de produtos da agricultura familiar são ações que a Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca, está realizando por intermédio da Emater – PB. A previsão é de que todas as 30 atuais estejam reestruturadas e mais seis implantadas até o mês de junho deste ano.

As feiras possibilitam que os agricultores comercializem seus produtos sem interferência de intermediários. A experiência começou por Campina Grande há 17 anos. 

Depois de fazer melhoramentos nas instalações da Feira do Produtor da sede da Emater, em Cabedelo, a Coordenadoria das Feiras está promovendo visitas para a reestruturação de todas as outras e, também, conversando com os municípios que desejam instalar a sua unidade. Já foram visitadas as estabelecidas nas cidades de Campina Grande e Areia.

Cuité de Mamanguape – Na semana passada, a Coordenadoria das Feiras esteve em Cuité de Mamanguape para, junto com os extensionistas e agricultores, começar a implantação da feira do produtor local. A feira será organizada pela Emater, pela Secretaria Municipal de Agricultora, associações rurais e agricultores. Outras reuniões serão realizadas para a continuidade do trabalho.

No município, os agricultores familiares forneceram para as escolas, por meio de chamada pública, ao Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), produtos como macaxeira, batata doce, bolos diversos, pão caseiro e hortaliças. Estes produtos estão disponíveis em quantidades suficientes para atender as escolas das redes municipal e estadual de ensino durante este ano.

Com o início das chuvas, agricultores começaram o corte de terra para o plantio de macaxeira, inhame, batata doce, fava e jerimum. As sementes de milho e o feijão serão entregues pela Emater nas associações rurais de cada comunidade. Os agricultores portadores de DAP poderão procurar o escritório da Emater para inscrição.