logo paraiba total
logo paraiba total

Nova extensão para reduzir uso de internet no Chrome é lançada pelo Google

30 de março de 2015

Desde o último dia 23, o Google lançou, sem alarde, uma extensão gratuita chamada Data Saver para o navegador Chrome que economiza o consumo de internet necessário para abrir algumas paginas na web. A tecnologia (proxy) de compressão de dados é a mesma utilizada pela empresa na versão do Chrome para smartphones. 

Quando você acessa uma página, as informações contidas nela são processadas pelos servidores do Google e enviadas para o seu computador. É o mesmo que a Opera faz com o Opera Max em grande parte do sistema Android.

O Google informou, em março de 2013, que essa tecnologia de compressão poderia economizar até 50% do consumo de dados necessário para visitar um site. No entanto, a companhia se referia a tecnologia usada em seu aplicativo móvel.

Para manter a privacidade dos internautas, essa extensão não vai comprimir os dados de páginas seguras (HTTPS), comuns em sites de compras. Há algumas limitações por conta dessa política. Por exemplo, páginas de intranet podem não carregar.

Esta extensão é especialmente útil quando o usuários de um notebook estiver conectado a uma rede móvel (3G ou 4G) com limite de dados para serem gastos.

É preciso ter a versão 41 do Google Chrome instalada no seu PC para poder usar a extensão.