logo paraiba total
logo paraiba total

Construtora paraibana investe em soluções sustentáveis e criativas

31 de março de 2015

Um dos maiores desafios do setor da construção civil é se adequar aos processos sustentáveis que minimizem a degradação ao meio ambiente. Isso porque o segmento é um dos maiores geradores de CO2, em função da produção de cimento e da extração de recursos naturais, como areia, brita, cau e concreto. Além disso, ainda contribui com a geração de poluentes com o transporte de materiais em rodovias, consumo elevado de energia e grande geração de resíduos com entulho.

Pensar em práticas mais sustentáveis tem sido uma das preocupações das empresas em todo o mundo. Na Paraíba, a Construtora Massai trata a questão como prioridade em sua gestão, tanto em relação à conscientização dos colaboradores quanto à execução das obras. “Em todos os projetos pensados e executados por nós, temos uma grande preocupação com os recursos que serão consumidos pelos nossos empreendimentos para que tenham o melhor da tecnologia, dentro da viabilidade econômica de mercado”, afirmou o sócio-diretor da Construtora Massai, Allison Dennis Nunes.

Segundo ele, um dos primeiros passos da empresa em direção à preocupação com o meio ambiente foi elaborar o Programa de Gerenciamento de Resíduos para cada uma de suas obras. Nelas, são estabelecidas ações preventivas e definidas práticas de separação, tratamento e destinação adequada dos resíduos gerados. “Buscamos garantir que cada material tenha seu destino final adequado e que seja de fato reciclado dentro das leis ambientais. Mas o nosso foco será sempre a redução de resíduos durante o processo produtivo, com a eliminação de perdas e retrabalhos, bem como com a aplicação das melhores práticas sugeridas pelos colaboradores”, explicou o diretor.

Durante as reuniões de resultados que a empresa realiza para análise dos indicadores de sustentabilidade e das boas práticas, além de apresentar o consumo de água, energia e geração de entulho, cada engenheiro da companhia expõe propostas de melhoria na execução das obras. “Depois que começamos a acompanhar os indicadores de sustentabilidade, tivemos uma redução significativa no consumo de água geração de entulho, principalmente pela disseminação das boas práticas nos canteiros de obra”, enfatizou Allison. Parte do resíduo coletado (papel, papelão e plástico, por exemplo) é doado pela Massai para uma cooperativa de catadores, licenciada pela Emlur – Empresa Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa, com o objetivo da reciclagem.

O Programa de Gerenciamento de Resíduos prevê ainda na fase de implantação do canteiro, e também durante as obras, a conscientização dos colaboradores quanto à coleta seletiva. “Cada colaborador que entra na empresa participa de uma integração para que seja orientado também sobre a coletiva seletiva. Além disso, eles recebem informações das práticas adotadas pela empresa para prevenir os impactos ambientais durante a construção e como pode contribuir. Essa é uma maneira de sensibilizá-los quanto ao papel nas questões sustentáveis e cidadãs”, comentou o diretor.

Economia da água e de luz – Para garantir o melhor uso da água, a Construtora Massai adota outras iniciativas, como reuso da água da chuva e sistemas de irrigação automáticas nos jardins. “Nos vasos sanitários dos imóveis utilizamos o sistema Dual Fluch – que possibilita menor desperdício de água. Ainda usamos torneiras com arejador para diminuir o consumo”, informa o diretor. Outro meio de economizar água durante as construções é utilizando o recurso do poço artesiano. “A gente coleta a água e utiliza dentro do canteiro de obras, principalmente na produção de argamassa. Assim, minimizamos o consumo de água abastecido pela concessionária da cidade”, detalhou.

Outro diferencial da Massai se constata acerca da economia de energia. A empresa implanta iluminação em LED. “Procuramos sempre pesquisar produtos inovadores, da melhor qualidade, para que isso se reflita na valorização do imóvel, juntamente com a conscientização ambiental de todos, em benefício do meio ambiente”, completou o diretor.

Gestão sustentável – Construir uma empresa de sucesso, com bons produtos e serviços e preocupada em atingir um desempenho ambiental correto é um trabalho árduo, porém, bastante compensador. Com uma gestão sustentável, a Massai tem, de fato, se destacado no mercado com suas práticas inovadoras e criativas, em todos os seus empreendimentos. “Nós entendemos que a Massai deve ser um agente importante no mercado da construção neste sentido. Procuramos, inclusive, adquirir produtos e fornecedores com a mesma filosofia, com o mínimo de agressão possível ao meio ambiente. O resultado disso é trazer mais valorização de todo resultado obtido, por meio de uma maior consciência ambiental entre clientes, colaboradores e o próprio mercado”, explicou Allison Nunes.