logo paraiba total
logo paraiba total

Primeira edição do Expotec acontece em maio na Capital

31 de março de 2015

Já estão abertas as inscrições para a primeira edição da Expotec – Inovação ao Extremo, que reunirá profissionais das áreas de Software Livre, Robótica, Tecnologia, Internet, Mídia Alternativa e Games de todo o país, além de especialistas internacionais a exemplo do diretor executivo da Linux International, Jon Maddog Haal. O evento acontece entre os dias 27 e 30 de maio deste ano,  em João Pessoa e estão sendo esperadas três mil pessoas no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima. 

As inscrições já podem ser feitas no site do evento: http://www.expotec.org.br./

Durante os quatro dias de evento ocorrerão mais de 150 palestras, debates, competição de Robótica e encontros de blogueiros e ativistas digitais. Entre os temas da Expotec estão as tendências do mercado de Robótica, os desafios do mercado das TIC, os impactos dos projetos  de desenvolvedores e as perspectivas de financiamento para as mídias alternativas. Serão abordados ainda a Computação em Nuvem, Interfaces Tangíveis, Mídia Alternativa, Robótica, Dispositivos de Interação, Preservação e Segurança, Acessibilidade, Arte e Tecnologia.

Ainda participará do evento, o criador da Free Software Foundation, Richard Matthew Stallman. Já entre os convidados nacionais, estão o fundador e conselheiro da Fundação Software Livre América Latina, Alexandre Oliva,  o  secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Glaser e vários outros  importantes nomes nacionais nas áreas da Engenharia, Tecnologia, e Ativismo Digital.

Entre os paraibanos que participarão da Expotec estão o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), Percival Henriques e coordenador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) da UFPB,  Guido Lemos.

“O objetivo da Expotec é articular de forma sustentável, a sintonia de temáticas do mundo da tecnologia com o de mídias alternativas. As oportunidades de interação nas áreas de tecnologia emergem do intercâmbio de iniciativas entre a Comunicação, Computação e o Mercado de TI. Vejo ainda que a realização de mais um evento reunindo profissionais de várias partes do país e do mundo em João Pessoa será de extrema importância para o turismo de eventos em todo o estado, além de fazer com que a Paraíba seja palco de grandes discussões em torno da Tecnologia e áreas como o Ativismo Digital  e Software Livre”, considerou o presidente da Anid, Percival Henriques.

Encontro de Blogueiros 

Ao mesmo tempo em que acontecerá a Expotec, também será realizada de forma paralela o V Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais que terá a presença do blogueiro e apresentador da Rede Record, Paulo Henrique Amorim. O evento reunirá ainda grandes nomes do jornalismo digital a exemplo do blogueiro, Paulo Moreira Leite e a jornalista Cynara Menezes. O encontro abordará temas como, o Financiamento de Rádios Comunitárias e de Mídias Alternativas, o Marco Civil da Internet e a Regulamentação dos Meios de Comunicação. O Encontro acontecerá nos dias 27 e 28 de maio.