logo paraiba total
logo paraiba total

Feriado de Páscoa altera horário de funcionamento do comércio da Capital

1 de abril de 2015

O feriadão de Páscoa, que acontece este ano na próxima sexta-feira (03), resultará em horário diferenciado ou até mesmo em suspensão total de atividades, nas repartições públicas municipais, estaduais e federais e instituições financeiras em todo o país. Na Capital paraibana, o funcionamento do comércio central, dos shoppings e supermercados da cidade também terão seus horários de funcionamento alterados em alguns dos dias do período pascal.

Para quem é funcionário público o feriado será garantido e esticado, pois o expediente de trabalho será facultativo já nesta quinta-feira Santa (02), seguido do feriado da sexta-feira da Paixão de Cristo (03), sábado de Aleluia (04), domingo de Ressurreição (05).

Portanto, fica também um alerta aos consumidores para que fiquem atentos às contas que vencem na sexta-feira (03) e ao horário especial dos trens urbanos para não serem prejudicados. Isso porque, segundo o informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o expediente nos estabelecimentos bancários que se encerra na quinta-feira (02), só retorna normalmente na próxima segunda-feira (06).

Conforme a direção da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL) os estabelecimentos comerciais poderão funcionar normalmente no sábado e no domingo, fechando apenas na sexta-feira. Contudo, se algum estabelecimento decidir abrir suas portas no dia do feriado santo, deverá ser pago aos funcionários o equivalente ao dia de trabalho e horas extras.

Confira agora o que abre e o que fecha no feriado na Capital:

Bancos – As agências estarão fechadas no dia 03 (sexta-feira). Apenas operações pelo internet banking e caixa eletrônico estarão disponíveis. As contas de consumo (água, energia, telefone e gás, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem no dia 03 poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, ou seja, na próxima segunda-feira (06), sem acréscimo de multa.

Shoppings – Fecham na sexta-feira (03) e em sua maioria abrem em horário normal, em geral das 10h às 22h, no sábado (04) e no domingo (05).

Lojas do Centro – Fecham na sexta-feira (03), mas abrem em horário normal no sábado (04), das 08h às 18h.

Mercados – Nos supermercados particulares, o funcionamento é diferenciado. Mas, a expectativa dos sindicatos é de que a maioria abra as portas pelo menos até o meio-dia da sexta-feira (03) e normalmente nos demais dias. Os Mercados Públicos da Capital também seguirão o exemplo e estarão abertos em seus horários habituais, das 8h às 17h, no sábado (04), bem como na sexta-feira até o meio-dia.

Correios – Fecham todas as agências e unidades descentralizadas, instaladas em shoppings da capital e nos bairros, da sexta-feira (03).

Hospitais – Os hospitais de emergência e as unidades 24 horas e o atendimento do SAMU funcionarão ininterruptamente. Já os Postos de Saúde e Clínicas Municipais também estarão fechados da sexta-feira (03).

Transportes – Redução de frota dos ônibus e viagens, durante os dias feriados, como ocorre normalmente nos fins de semana. A balsa que faz a travessia das 6h00 às 19h00 entre as cidades de Cabedelo e Lucena, região Metropolitana da Capital, também não terão horário alterado por causa do feriado. Já os trens urbanos funcionam em horário especial, ou seja, na sexta-feira e no domingo e apenas no sábado (04) circularam das 4h25 às 13h55.