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Conheça dicas de empreendedores para quem quer ter várias franquias

25 de abril de 2015

Atualmente, o sucesso de um franqueado pode ser medido pelo número de unidades que ele possui. Mas, se administrar um negócio já é um desafio, como cuidar de várias lojas, às vezes com marcas e até ramos diferentes? Como garantir que todas as unidades mantenham o padrão de qualidade e entreguem bons resultados?

Esses questionamentos foram respondidos pelos empreendedores Rodrigo Dias, franqueado de marcas como O Boticário, Brahma Express e Quem disse, Berenice?, com 45 unidades e 500 funcionários; e Alessandra Santiago, com 12 lojas de franquias como Café do Ponto, Casa Pilão e Authentic Feet.

Confira as dicas e orientações dos dois empreendedores durante palestra no 2º Congresso Internacional de Franchising, evento realizado essa semana, pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em São Paulo.

1. Reflita se você se daria bem como multifranqueado

Antes de pensar em ter vários negócios, a primeira coisa a se fazer é uma autoanálise. A dupla de empreendedores listou o perfil que um multifranqueado deve ter para ser bem sucedido.

“A principal característica de um multifranqueado é ter condições de obedecer a vários senhores diferentes – ter o franqueado como um parceiro, e não como um inimigo. O empreendedor deve se adaptar às leis e às regras, sem deixar de defender o que acredita”, diz Dias.

“É necessário acompanhar as franqueadoras e opinar, saber brigar por mudanças que ajudam a melhorar seu negócio”, completa Alessandra.

2. Saiba se adaptar

Para Alessandra, esse tipo de empreendedor precisa ter duas visões diferentes. “O multifranqueado é o que acompanha a loja, mas também tem uma visão do todo. Tem de ver porque uma franquia está bem e outra não, e ter o gerente da loja e o franqueador do lado”, conta. 

3. Seja organizado

Para ser um multifranqueado, a principal regra é “tirar a barriga do balcão” e não se acomodar. E o primeiro passo é a organização. Segundo Dias, quando há um grande volume de operações, deve-se criar uma gestão objetiva e pautada por dados.

4. Centralize a gestão dos negócios

Para administrar vários negócios, Alessandra usou um exemplo próprio para dar dicas. Quando seu empreendimento ganhou escala, ela passou a ter equipes de Recursos Humanos, Contabilidade e Finanças próprias, que cuidam de todas as suas unidades, centralizando a gestão. 

Com essas mudanças, o empreendedor tem mais tempo para gerenciar as unidades presencialmente, junto com a equipe, o que possibilita uma gestão efetiva e produtiva. Mas, mesmo que você contrate funcionários, é importante participar da operação. “A primeira franquia é difícil, mas a segunda e a terceira são mais fáceis”, afirma Alessandra.