logo paraiba total
logo paraiba total

Queijo é o segredo para uma vida longa, indica estudo

6 de maio de 2015

Um estudo feito pela Aarhus University, na Dinamarca, associa o consumo de queijos a uma vida mais longa. O estudo partiu de um questionamento já comum: como os franceses tendem a ter uma vida saudável e longa se a dieta deles é rica em gorduras saturadas? O mistério tem até um nome, o ‘paradoxo francês’. Embora pesquisas apontem como resposta o consumo de vinho e o estilo de vida, os cientistas dinamarqueses encontraram no queijo o possível segredo.

Segundo eles, produtos lácteos fermentados aceleram o metabolismo e contribuem para a longevidade humana. Enquanto os franceses consomem cerca de 23.9 quilos de queijo por ano, apresentando baixa incidência de doenças do coração e expectativa de vida de 82 anos, os britânicos, que comem 11.6 quilos do produto, sofrem duas vezes mais com doenças cardíacas e têm expectativa de vida um ano mais baixo, de 81 anos.

Na pesquisa, comparou-se a urina e as fezes de 15 homens. Alguns tinham consumido algum tipo de queijo ou leite e outros não ingeriram produtos lácteos, a não ser manteiga. A pesquisa mostrou que o primeiro grupo tinha níveis mais elevados de ácido butanoico, composto associado à redução da obesidade e metabolismos mais acelerados.

Os médicos Ivan Petyaev e Yuriy Bashmakov, que publicaram um estudo parecido em 2012, endossam o achado. “Pesquisas indicam que o vinho tinto sozinho não consegue explicar o paradoxo francês. Talvez outros fatores de uma típica dieta francesa possam ser os responsáveis pela baixa incidência de mortes por doenças do coração. Variedades moldadas, como o roquefort, podem ser ainda mais favoráveis à saúde cardiovascular”, explicaram ao jornal inglês The Telegraph.