logo paraiba total
logo paraiba total

Evento apícola acontece em Catolé do Rocha sexta-feira (22)

21 de maio de 2015

Os apicultores da cidade de Catolé do Rocha, no Alto Sertão paraibano participam, nesta sexta-feira (22), do Festival e Feira de Produtos Apícolas e Melíponas da Região de Catolé do Rocha, que será realizado no auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A expectativa é que cerca de 100 pessoas – apicultores, técnicos e estudantes – participem do evento, que vai contar com seminário e feira dos produtos apícolas.

De acordo com o presidente da Cooperativa dos Apicultores de Catolé do Rocha (Cooapil), Francisco de Assis da Silva, o evento é organizado pelos próprios apicultores. “É o nosso primeiro evento e estamos com boa expectativa. Acredito que a exposição também vai gerar negócios”, disse. O evento vai contar com palestra e um mostruário em estandes, na praça da universidade, que irá expor mel em sachê, em garrafinhas, mel composto, com alho, spray, colmeias, macacões e acessórios para apiários.

Segundo o gestor do projeto de Agricultura Irrigada do Sebrae em Sousa, Fabrício Vitorino, as palestras do evento são voltadas aos temas apícolas. “Ao término haverá a Feira dos Produtos Apícolas para estimular um pouco a atividade econômica da Cooperativa. Os interessados em adquirir produtos para formar um apiário poderão encontrá-los na exposição”, disse. O projeto do Sebrae atende aos apicultores do Sertão com capacitações, participação em eventos de negócios e implementação de novas tecnologias.

O Festival será realizado pela Cooapil, com apoio do Sebrae em Sousa, prefeitura de Catolé do Rocha, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), UEPB, Fundação Banco do Brasil e Federação Paraibana dos Apicultores e Meliponicultores (Fepam).

Apoio – Francisco da Silva disse que os produtores estão buscando parceiros para ampliar a produtividade e preservação do meio ambiente e da abelha. “Em outubro do ano passado, durante o Inova Sertão, recebemos do Sebrae mil mudas de aroeiras pimenteiras, que foram distribuídas com dezenas de pessoas, além dos associados. Estamos buscando agora doações de mudas de cajueiros, que são mais resistentes à seca”, destacou.

Cooapil – A cooperação já é uma realidade para a Cooapil. Atualmente com 55 associados, existente desde 1986, na cidade de Catolé e região, a cooperativa enfrenta um período de baixa produção, mas com trabalho. Desde a criação de abelha até o beneficiamento e fabricação de sachê e garrafinhas, esses associados se envolvem para não parar a atividade.

Conforme Francisco de Assis, eles vendem bem mais os sachês, principalmente para merenda escolar. Com o trabalho bem organizado, eles estão envolvendo os mais jovens na produtividade apícola. A cooperativa conseguiu vender, em 2014, 30 toneladas de mel. Porém a produção costumava ser de 100 toneladas/ano.

Programação

Sexta-feira (22)

7h30 – Credenciamento;

9h – Abertura;

9h30 – Processo de Certificação do Entreposto da Cooapil;

10h30 – Painel “O Desaparecimento das Abelhas e os Impactos Socioeconômico e Ambiental”;

11h30 – Debate;

12h – almoço;

13h30 – Experiências de Sustentabilidade na Apicultura e meliponicultura;

14h30 – Mesa de diálogo sobre “Alimentação Artificial e Manejo Apícola”;

16h – Visita à feira.