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Evento do Sebrae pretende aproximar setor público dos pequenos negócios

22 de maio de 2015

A cidade de Sumé, no Cariri paraibano, a 260 km de João Pessoa, será a primeira do Estado a sediar, este ano, o Seminário Regional de Compras Governamentais. O evento capacita e orienta micro empresários, microempreendedores individuais, agricultores familiares e gestores públicos sobre como vender e comprar para os governos. Neste ciclo 2015, o seminário será realizado em mais seis cidades (Sousa, Itaporanga, Princesa, Araruna, Pombal e Guarabira). No ano passado, os empresários de sete cidades participaram do evento (Cajazeiras, Sousa, Bananeiras, Alhandra, Monteiro, Cuité e Itapororoca).

“Queremos mostrar aos gestores públicos que, ao adquirir produtos e serviços dos pequenos negócios locais, o poder público incentiva a circulação de recursos no próprio município. Além disso, capacitamos os empresários e agricultores como se prepararem para venderem aos governos municipal e estadual”, destacou o gestor de Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda.

De acordo com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o poder público deve realizar licitações exclusivas para as micro e pequenas empresas (aquelas que faturam até R$3,6 milhões por ano), com valores até R$80 mil. As MPE ainda têm prioridade em caso de empate nos pregões presenciais. “Em torno de 98% das empresas da Paraíba são micro e pequenas. Por isso, temos que incentivá-las a participarem dessas licitações e mostrar esses benefícios aos gestores públicos”, afirmou Luciano.

De acordo com dados de 2012 do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os pequenos negócios são responsáveis por 48% das compras do Estado. Em Sumé, o percentual é maior: as micro e pequenas empresas são responsáveis por 57% das compras governamentais. “Estamos fazendo grandes discussões em torno deste tema, para aumentarmos a participação dos pequenos negócios nas compras públicas”, completou Luciano. 

O Seminário é dividido em duas partes. Na primeira etapa há palestras sobre compras governamentais como oportunidade de negócios e uma apresentação cultural. Posteriormente, as atividades são divididas de acordo com o perfil do participante (empresários, agricultores familiares e gestores públicos). Em Sumé, o evento será realizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para participar, é preciso inscrever-se previamente pelo site (http://www.compralegalpb.com.br) ou pelo telefone 0800-570-0800. A inscrição é gratuita.

Serviço

Seminário Regional de Compras Governamentais em Sumé

Data: 26 de maio de 2015

Hora: 8h às 15h30

Local: Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – Campus UFCG

Programação

8h – Credenciamento e café de boas vindas.

8h30 – Abertura institucional

9h00 – Palestra Compras Governamentais como oportunidades de negócios e instrumento de promoção do desenvolvimento local.

Palestrante: Francisco Nunes de Almeida – BR Consult

10h40 – Apresentação cultural

Sala 1: Para Empresários

11h -Palestra: Como sua empresa deve se preparar para vender ao poder público

Palestrante: Eduardo Bezerra – EB Serviços Contábeis

12h00 – Almoço

13h30 – Palestra: Como vender para o Governo do Estado da Paraíba

Palestrante: Técnico do Governo do Estado da Paraíba

14h30 – Palestra: Como interpretar editais e se preparar para participar das licitações.

Palestrante: Nielson Correia – Controller Consultoria

Sala 2: Para Gestores Públicos

11h – Palestra: Elaboração de editais com benefícios para MPE.

Palestrante: Elton Santos – Premium Consultoria

12h – Almoço

13h30 – Palestra: Incluindo a micro e pequena empresa nas compras públicas.

Palestrante: Eduardo Bezerra – EB Serviços Contábeis

14h30 – Palestra: Como utilizar as políticas PNAE/PAA para o desenvolvimento local.

Palestrante: Marta Batista – Capacitar Consultoria

Sala 3: Para Agricultura Familiar

11h – Palestra: Como aproveitar as políticas de compras a partir do PNAE/PAA.

Palestrante: Marta Batista – Capacitar Consultoria

12h às 13h30 – Almoço

13h30 – Palestra: Elaboração de proposta para participar da chamada pública.

Palestrante: Danylo Aguiar – MarcoPolo Consultoria

14h30 – Palestra: Normas de segurança para fornecimento de alimentos.

Palestrante: Técnico da Agevisa