logo paraiba total
logo paraiba total

Cabaceiras vai sediar Adventure Tour a partir deste sábado (23)

22 de maio de 2015

Acostumada a ser cenário cinematográfico, a cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano, será palco de aventuras esportivas e ecoturismo, a partir deste sábado (23). A sexta etapa do Adventure Tour PB será realizada na chamada “Roliúde Nordestina”, localizada a 180 km de João Pessoa. Durante o sábado (22) e o domingo (23), a cidade vai receber os esportistas e aventureiros que participarão de atividades culturais, trilhas de bike, de moto, de veículo 4×4 e caminhada ecológica. A sétima e última etapa do evento acontecerá na cidade do Conde, entre os dias 29 e 31 de maio.

A programação de Cabaceiras terá início no sábado pela manhã, a partir das 7h30, com apresentações de chorinho e forró pé de serra, no Museu de Cabaceiras. Neste mesmo local serão entregues as camisetas e os kits para quem vai participar da caminhada ecológica, trilha de bike e trilha de 4×4. Na caminhada, serão 10 km, com paradas para banhos. Na bike, 30 km em nível leve e, no 4×4, 40 km. Em todas as trilhas, há acompanhamento de guias, equipe de apoio e enfermeiros. Apenas a trilha de moto será feita no domingo (24), a partir das 7h, com concentração também no Museu de Cabaceiras. Serão 60 km em nível leve, com guias.

“Este é um evento único e inovador que vem estimulando as práticas esportivas e o ecoturismo em diversos municípios paraibanos. Além disso, estamos apresentando aos visitantes o potencial turístico e cultural das cidades, através de atividades criativas”, disse a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim. O Adventure Tour teve início no dia 17 de abril, na cidade de Lucena e já passou por Pilões, Areia, Bananeiras e Boqueirão.

“Os esportes de aventura e ecoturismo são atividades com prática esportiva de interação com a natureza, mas sem competição”, destacou a diretora da Pec Eventos e uma das organizadoras do Adventure Tour, Eduarda Coscareli. Ela ainda acrescentou que, cada evento esportivo, é executado com grupos parceiros e tem trilhas bem definidas e distintas para cada modalidade.“Com este evento, estamos criando momentos únicos, nos quais os turistas se tornam ativos e criativos e não apenas contempladores passivos dos atrativos”, completou Eduarda.

Para participar é preciso se inscrever pelo site http://www.adventuretourpb.com.br ou no próprio local do evento. Para cada modalidade esportiva, são distribuídos kits aos participantes, contendo camisetas, pulseira identificadora e materiais promocionais. O Adventure Tour PB é uma realização da Pec Eventos e conta com o apoio do Sebrae Paraíba e da PBTur.

Cabaceiras – Logo na entrada da cidade que possui em torno de 5 mil habitantes, há um imenso letreiro com 80 metros de comprimento e cinco de altura: “Roliúde Nordestina”. O município ganhou fama nacional ao ser cenário de mais de 25 filmes nacionais como “O Auto da Compadecida” (Guel Arraes), “Cinemas, Aspirinas e Urubus” (Marcelo Gomes) e “O Romance” (Guel Arraes).

Além de território das artes, Cabaceiras encanta pelas belezas naturais e atividades criativas. No Lajedo de Pai Mateus, por exemplo, o visitante encontra um platô de 1,5 km2 sobre o qual estão equilibrados enormes blocos de pedras em diversos formatos arredondados. A cidade também está incluída no projeto de Turismo de Experiência do Sebrae Paraíba.