logo paraiba total
logo paraiba total

Pesquisa revela que salário é o fator mais relevante para troca de emprego

25 de maio de 2015

Um estudo global feito com o objetivo entender o comportamento dos candidatos em cada etapa do processo seletivo aponta que o salário é o principal fator para a mudança de emprego. Os entrevistados, quando perguntados sobre os motivos que os levariam a trocar de emprego, apontaram a “remuneração” em primeiro lugar (49%), seguido de desenvolvimento profissional (43%) e oportunidades de avanço na carreira (41%).

Em comparação à média global (70%), os brasileiros são os candidatos mais passivos (77%) – empregado que não está ativamente procurando emprego, mas que afirma aceitar conversar com recrutadores para obter mais informações sobre novas oportunidades.

“Podemos dizer que quanto maior a base de talentos passivos de um país, como é o caso do Brasil, mais as empresas devem chamar atenção com sua marca empregadora, interagindo de maneira proativa com os usuários para buscar novas oportunidades”, afirma Milton Beck, diretor da área de soluções de talentos do LinkedIn para a América Latina.

Ao procurar por outras oportunidades de emprego, mais da metade dos talentos brasileiros contam com a ajuda de colegas e amigos (55%). Entretanto, o Brasil é o quarto país no mundo onde os talentos mais usam redes sociais profissionais para descobrir novas oportunidades (63%), atrás apenas da Espanha (70%), Chile (68%) e Cingapura (63%). Além disso, os brasileiros também utilizam sites de empregos na internet (59%).

Outro ponto relevante é a negociação salarial. A maioria dos profissionais (60%) contatados, no mundo, confia em seu próprio discernimento para determinar um salário justo enquanto quase metade dos profissionais (49%) define um ajuste percentual do cargo anterior.