logo paraiba total
logo paraiba total

Veja onde os milionários brasileiros aplicam suas fortunas

27 de maio de 2015

Quase metade (47,5%) dos investimentos Private Banking (segmento de clientes com mais de R$ 1 milhão em investimentos) está aplicando em títulos e valores mobiliários, como ações e títulos de renda fixa (CDB, LCI, LCA), de acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Já 44,3% do patrimônio desses investidores está aplicado em fundos de investimentos, enquanto 7,5% optaram pela previdência aberta.

Segundo a entidade, no primeiro trimestre de 2015, os clientes private tinham um patrimônio total de R$ 666,5 bilhões, um crescimento de 3,3% na comparação com dezembro do ano passado. Desse total, 33,5% estava em títulos de renda fixa, a maior parte (32,1%) em títulos privados. Os ativos de captação bancária, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário) representavam 8,4% do total aplicado pelos clientes do segmento. Já os ativos com lastro imobiliário ocupavam 8% do total, enquanto os títulos de lastro agrícola representavam 14% dos investimentos destes clientes. Já o investimento em renda variável ocupava 14% do portfólio dos clientes Private, de acordo com a Anbima. Desses, 13,6% estava aplicado diretamente em ações, enquanto 0,4% foi investido por meio de clubes.

Fundos

Segundo a Anbima, dos 44,3% dos fundos de investimentos, 17,8% estava investido em fundos abertos, 21,9% em fundos exclusivos ou restritos e 4,6% em fundos estruturados. Nos fundos abertos, destaque para os da categoria renda fixa e multimercado, que juntos representavam 10,8% da carteira.