logo paraiba total
logo paraiba total

UFPB sedia Simpósio de Pesquisa sobre a Mídia Paraibana

28 de maio de 2015

Nesta quinta-feira (28), terá início o I Simpósio de Pesquisa sobre a Mídia Paraibana, que acontecerá na Universidade Federal da Paraíba, das 8h às 18h dos dias 28 e 29 de maio de 2015. Com o tema “Origens e Perspectivas”, a atividade busca promover o intercâmbio entre gerações de estudiosos e profissionais da comunicação do Estado, com apresentação de artigos científicos, relatos de experiência e da exibição e debate de documentários.

A mesa de abertura discutirá as origens da mídia paraibana e reunirá estudiosos do tema de João Pessoa e Campina Grande.  O historiador José Octávio Arruda de Mello, as professoras Sandra Moura e Emília Barreto (UFPB), o professor Rômulo Azevedo (UEPB) e o sindicalista Rafael Freire (SindJor/PB) traçarão um panorama da história da imprensa na Paraíba.

O cinema paraibano também fornece a sua contribuição. A programação contempla a exibição e o debate de importantes filmes que refletem sobre a comunicação no Estado. Os documentários “A arma do sensacionalismo” [9min, 2013], de Bruno Noronha e “Correio 60 anos” [50 min, 2012], de Lúcio Vilar serão exibidos e debatidos, contando com a presença de seus diretores, com o público. O documentário “Televisões”, de Elisa Cabral [22 min, 1986], também integra a programação.

40 pesquisadores apresentarão seus estudos ao longo do Simpósio. Os artigos, os relatos de experiência e as palestras proferidas serão publicas em livro ainda este ano. As atividades são gratuitas, abertas ao público e serão realizadas no Aud. de Mídias Digitais/UFPB.

Confira a programação completa aqui.