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Comercial que aborda homoafetividade gera discussão na internet

2 de junho de 2015

“O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação”, essa foi a resposta da marca às pessoas que utilizaram as redes sociais para protestarem contra o vídeo ‘”Casais”, campanha de O Boticário para o Dia dos Namorados que está sendo exibida desde o dia 24 de maio, conforme publicou o Paraíba Total. A produção, que retrata a diversidade apresentando casais heterossexuais e homossexuais trocando presentes, virou, como era de se esperar, alvo de grupos conservadores. Desta vez, porém, o que chama a atenção no caso não é a repercussão em si, mas a maneira como a empresa se mostrou preparada para responder às críticas. “A campanha aborda com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor, independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual”, completou a companhia.

Pesquisa:  Aceitação do público

Tecnicamente, a aceitação do público brasileiro em relação a protagonistas de mensagens publicitárias homossexuais é boa, mas ainda choca. Um estudo da J.W. Thompson, de 2014, mostra que 77% dos brasileiros dizem não se importar se os protagonistas de mensagens publicitárias são heterossexuais ou homossexuais. A declaração de 68% dos ouvidos é a de que a presença de gays não mudaria sua decisão de compra do produto anunciado.

A vertente preconceituosa, porém, fica clara quando se questiona sobre o incômodo percebido em outras pessoas: 65% dos entrevistados dizem não se importar com a presença de gays na publicidade, mas acreditam que muitos outros não iriam gostar. Quase metade dos entrevistados diz não entender a necessidade de as marcas mostrarem casais do mesmo sexo e 36% opina que a televisão não é lugar para casais do mesmo sexo.