logo paraiba total
logo paraiba total

‘Fórmula da felicidade’ estimula produção de endorfina e combate obesidade e depressão

16 de junho de 2015

O Brasil é o quinto país no ranking mundial de obesidade; a depressão é diagnosticada a todo instante; e a ansiedade já pode ser considerada o mal do século. Os três problemas citados são de difícil tratamento, requerem muita determinação, remédios e, quase sempre, é recomendada a prática de atividade física.

Mas um nutracêutico desenvolvido pela PharmaSpecial é o mais novo aliado contra os três males. “Endorfeel Nutri estimula a produção natural das beta endorfinas no nosso organismo. A beta endorfina, muito liberada quando praticamos exercícios físicos, é responsável pela sensação de bem estar, que permite que tenhamos menos ansiedade, compulsão alimentar e mais otimismo”, explica Sara Bentler Vanzin, farmacêutica, bioquímica e cosmetóloga da empresa.

Único do mercado, Endorfeel Nutri age estimulando a produção natural de beta endorfinas, peptídeos com o comprimento de 31 aminoácidos, por causa de três ativos: a Flor de Sal (responsável pelo estímulo da liberação fisiológica de beta endorfinas nos tecidos), a Padina Pavonica (extrato que protege a beta endorfina e faça com que ela fique mais tempo atuando no organismo), e a Vanila Tahitensis (que prolonga a atividade da beta endorfina). “A atuação da Padina Pavonica é essencial, pois sem essa proteção, em média, vinte minutos após a liberação, a beta endorfina é metabolizada, ou seja, tem vida curta. Quando aumentamos sua proteção, queremos que ela fique por mais tempo agindo e ser perceptível no organismo”, explica a farmacêutica.

Segundo a profissional, não há contraindicação para o uso da formulação e em estudo realizado em mulheres durante 28 dias, notou-se a redução do quadro de angústia e ansiedade já na primeira semana de utilização do Endorfeel Nutri. “Isso é medido através do comportamento quando há relato da redução de cigarros consumidos, melhora da qualidade do sono, redução da compulsão por doces e etc. Não é um produto exclusivo para mulheres, mas elas têm mais receptores para beta endorfinas.”

Obesidade

Como a beta endorfina tem função neurotransmissora e está envolvida em vários processos fisiológicos que promovem bem estar, a área esportiva é quem mais pesquisa este assunto, de acordo com Sara. “Vemos que, através do esporte, com a liberação deste peptídeo neurotransmissor, há melhora em vários aspectos na qualidade de vida das pessoas, dentre as quais a obesidade. A beta endorfina liberada no exercício máximo tem potencial lipolítico que se estende por até 18 horas! Daí temos o emagrecimento”, explica.

Já que em alguns casos a obesidade está ligada com o “comer demais porque isso dá sensação de prazer”, o Endorfeel Nutri também é indicado nesses casos. “Há uma carência da sensação de prazer recompensada na alimentação. Proteínas vip que estão no intestino são estimuladas quando há ingestão de alimentos (preferencialmente calóricos) e com esses alimentos há também a liberação de insulina que arrasta serotonina dando sensação de bem estar e alegria”, explica. “Dessa forma, como o Endorfeel Nutri proporciona o bem estar, o prazer que o organismo adquire dos alimentos sem a necessidade de encher o estomago, ele funciona como um auxilio na diminuição da abstinência do alimento que dá este ponta pé inicial na cascata hormonal que proporciona prazer”, completa.

Cigarro, depressão e ansiedade

De acordo com Sara, o mesmo ocorre com o cigarro. “Percebemos que os pacientes que utilizam Endorfeel reduzem a ansiedade por acender um novo cigarro, pois o organismo possui uma outra alternativa para a sensação de bem estar que não é o cigarro, a fumaça!”, acrescenta.

Sara enfatiza que para tratamento contra a depressão, o nutracêutico não substitui os remédios já indicados, mas pode ser associado aos antidepressivos convencionais. “Temos relatos de médicos que associam Endorfeel aos fármacos tradicionais e vai reduzindo a dosagem destes remédios gradativamente! É o caso, também, da Bupropiona, prescrita para fumantes: sua dosagem é reduzida gradativamente mantendo a dosagem de Endorfeel até que se consiga um bom resultado contra o vício”.