logo paraiba total
logo paraiba total

Missão do Fida avalia projetos desenvolvidos pelo Procase na Paraíba

19 de junho de 2015

A equipe técnica do escritório independente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) chega à Paraíba, nesta segunda-feira (22), para avaliar a atuação da instituição no Estado, a partir do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), que é realizado em parceria com o Governo Estadual.

A missão tem o objetivo de avaliar aspectos estratégicos da atuação do programa Fida no Brasil, incluindo os quatro projetos mais recentes situados nos estados da Paraíba, Ceará, Sergipe e Piauí. Alguns aspectos serão observados durante a visita de avaliação, como as atividades produtivas desenvolvidas nos projetos, o diálogo estabelecido com o Governo Estadual, a escolha dos públicos beneficiários, os desafios e as prioridades programáticas, e o suporte que o Escritório do Fida, que está situado em Salvador, oferece aos projetos existentes no Nordeste.

“O Fida é um parceiro fundamental do Governo do Estado da Paraíba para realização deste projeto, que pretende transformar a vida dos agricultores familiares do semiárido paraibano. O Procase é um instrumento de desenvolvimento sustentável e de inclusão social para as comunidades rurais, sobretudo para os grupos tradicionais, de mulheres e de jovens do campo;”, comenta Hélio Barbosa, coordenador do Procase.

Além de reuniões com a coordenação do Procase, com escritório da FAO na Paraíba, e as Secretarias de Agricultura Familiar e Agropecuária e Pesca do Estado, a missão de avaliação também irá a campo para visitar três comunidades beneficiárias projeto. Recebem a equipe técnica do Fida, na próxima segunda-feira (22), a Comunidade Capoeiras e Coalhada, que é apoiada pelo Procase para produção e beneficiamento da fruticultura local, no município de Cubati (Seridó), e a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade de Caiana, que possui projeto conveniado na área de caprinocultura e produção de forragem, na cidade de Soledade (Cariri Oriental). Já na terça-feira (23), a equipe segue para o Assentamento Paulo Freire, no município de Algodão de Jandaíra, no Curimataú paraibano, onde o Procase apoia um projeto para fortalecimento da ovinocultura.

 Compõem a equipe da missão de avaliação do Fida, o consultor sênior, Steven Oliver (Reino Unido); Marcio Porto (Brasil), consultor na área de agricultura; Igor Carneiro (Brasil), consultor especialista nas áreas de arquitetura institucional e cooperação; Marina Izzo (Itália), consultora nas áreas de performance de parceiros, monitoramento e avaliação, e sistema de auto avaliação; e Monica Romano (Itália), consultora especialista emdesenvolvimento comunitário, gênero e targeting

 O Procase é uma ação do Governo do Estado da Paraíba, que conta com o apoio do Fida para apoiar organizações de agricultores familiares em 56 municípios do semiárido paraibano. A partir dos editais 2013 e 2014, foram conveniadas 35 propostas produtivas com associações e cooperativas, nas áreas de artesanato, fruticultura, caprinocultura e apicultura, representando um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões de reais, beneficiando 813 famílias. Para o edital de chamada pública de 2015, estão destinados cerca de R$ 9 milhões para apoio a projetos de agricultura familiar, inseridos nos territórios do Curimataú, Cariri, Seridó e Médio Sertão.