logo paraiba total
logo paraiba total

João Pessoa e Recife terão capacitação sobre sistemas de ancoragem

7 de julho de 2015

As cidades de João Pessoa e Recife sediam, nos dias 12 e 13 de julho, respectivamente, um seminário sobre sistemas de ancoragem da NR-35. Na capital paraibana, o evento acontece na Faculdade Maurício de Nassau, das 9h às 12h. Em Recife, a palestra ocorre na Fundacentro, no mesmo horário. 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (81) 3427-4566 e 3427-4775.

O objetivo do encontro será discutir com os participantes o texto técnico referente à criação do Anexo II (sistemas de ancoragem da NR-35 – trabalho em altura) no contexto da Portaria nº 490, de 15 de maio de 2015, do Ministério do Trabalho e Emprego. O palestrante do evento será Marcos Amazonas, Gerente Técnico da Honeywell Produtos de Segurança (SP). Marcos é especialista em trabalho em altura e coordenador da comissão de estudos de equipamentos auxiliares para trabalho em altura da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ancoragem

A ancoragem é um sistema de amarras por meio de cordas e cabos de aço nos elementos permanentes e estruturais das edificações. Os pontos de ancoragem são instalados de acordo com o sistema projetado, visando à segurança em altura dos profissionais de alpinismo industrial ou daqueles que se utilizam de andaimes e cadeiras suspenas.

O sistema de ancoragem tem, portanto, o objetivo de encontrar um ponto seguro para fixar o trabalhador e permitir que ele seja capaz de trabalhar em plena condição de segurança, impedindo sua eventual queda.