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Seminário de Compras Governamentais acontece em Itaporanga

13 de julho de 2015

A cidade de Itaporanga, no Sertão paraibano, a 420 km de João Pessoa, irá sediar nesta quarta-feira (15), o Seminário Regional de Compras Governamentais. Esta é a terceira cidade a realizar o seminário neste ciclo 2015, que já aconteceu em Sumé e Sousa. 

O evento capacita e orienta micro empresários, microempreendedores individuais, agricultores familiares e gestores públicos sobre como vender e comprar para os governos. Após Itaporanga, o seminário acontecerá ainda em Princesa, Araruna, Pombal e Guarabira.

De acordo com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o poder público deve realizar licitações exclusivas para as micro e pequenas empresas (aquelas que faturam até R$3,6 milhões por ano), com valores até R$80 mil. As MPE ainda têm prioridade em caso de empate nos pregões presenciais. Em torno de 98% das empresas da Paraíba são micro e pequenas.    

Dados de 2012 do Tribunal de Contas do Estado (TCE) mostram que os pequenos negócios são responsáveis por 48% das compras do Estado. Em Itaporanga, o percentual é maior: as micro e pequenas empresas são responsáveis por 62% das compras governamentais. 

O Seminário é realizado durante todo o dia, em duas partes. Na primeira etapa há palestras sobre compras governamentais como oportunidade de negócios e apresentação do projeto Compras Paraíba. Posteriormente, as atividades são divididas de acordo com o perfil do participante (empresários, agricultores familiares e gestores públicos). Para participar, é preciso inscrever-se previamente pelo site (http://www.compralegalpb.com.br) ou pelo telefone 0800-570-0800. A inscrição é gratuita.

Serviço

Seminário Regional de Compras Governamentais em Itaporanga

Data: 15 de julho de 2015

Hora: 8h às 15h30

Local: Colégio Diocesano D. João da Mata Av. Padre Lourenço, 113, Alto do Madeiro

Programação

8h – Credenciamento e café de boas vindas. 

8h30 – Abertura institucional 

9h – Palestra Compras Governamentais como oportunidades de negócios e instrumento de promoção do desenvolvimento local. 

Palestrante: Francisco Nunes de Almeida – Consultor Sebrae 

10h40 – Projeto Compras PB 

Palestrante: Felipe Rangel – Consultor Sebrae

Sala 1: PARA EMPRESÁRIOS 

11h – Palestra: Como sua empresa deve se preparar para vender ao poder público. 

Palestrante: Eduardo Bezerra – Consultor Sebrae 

12h00 – Almoço

13h30 – Palestra: Como vender para o Governo do Estado da Paraíba 

Palestrante: Técnico do Governo do Estado 

14h30 – Palestra: Como interpretar editais e se preparar para participar das licitações. 

Palestrante: Nielson Correia – Consultor Sebrae

Sala 2: PARA GESTORES PÚBLICOS 

11h – Palestra: Elaboração de editais com benefícios para MPE. 

Palestrante: Elton Santos – Consultor Sebrae

12h – Almoço 

13h30 – Palestra: Incluindo a micro e pequena empresa nas compras públicas. 

Palestrante: Eduardo Bezerra – Consultor Sebrae

14h30 – Palestra: Como utilizar as políticas PNAE/PAA para o desenvolvimento local. Palestrante: Marta Batista – Consultora Sebrae

Sala 3: PARA AGRICULTURA FAMILIAR 

11h – Palestra: Como aproveitar as políticas de compras a partir do PNAE/PAA. 

Palestrante: Marta Batista – Consultora Sebrae 12h às 13h30: Almoço 

13h30 – Palestra: Elaboração de proposta para participar da chamada pública. 

Palestrante: Danylo Aguiar – Consultor Sebrae 

14h30 – Palestra: Normas de segurança para fornecimento de alimentos. Palestrante: Técnico da Agevisa