logo paraiba total
logo paraiba total

Itaporanga realiza seminário para desenvolvimento econômico do Vale do Piancó

20 de julho de 2015

A região do Vale do Piancó, no Sertão do Estado, terá mais um estímulo ao desenvolvimento territorial. É o Seminário de Articulação e Integração Regional, que será realizado na cidade de Itaporanga, nesta quinta-feira (23), a partir das 8h, no Colégio Diocesano Dom João da Mata. O Seminário terá uma palestra com a especialista em desenvolvimento territorial, Tânia Zapata, e a formação de uma rede de cooperação.

Mobilização, integração e envolvimento de instituições dos setores público, empresarial e terceiro setor, são os objetivos do evento. Segundo a gerente do Sebrae em Itaporanga, Anna Stefânia Rodrigues, o propósito do Seminário é incentivar a promoção do desenvolvimento econômico do Vale do Piancó. A palestra aborda a importância do papel dos líderes locais para o desenvolvimento sustentável da região.

 “Um dos objetivos de promovermos o Seminário é consolidar a meta de formação inicial da rede de cooperação. Outro objetivo nosso com esse evento é contribuir com o reconhecimento do estágio atual de desenvolvimento do Vale do Piancó. Precisamos estimular o sentimento de compromisso e corresponsabilidade de todos para uma transformação positiva dos seus indicadores econômicos e sociais da região”, disse.

A formação do grupo de trabalho inicial da Rede de Cooperação Público-Privado será comandada pelo consultor do Sebrae, Arnaldo Júnior, com participação do presidente do conselho deliberativo do Sebrae Paraíba e da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Buega Gadelha. Eles explicarão o que é a Rede, seu papel e a importância. Outro momento será a apresentação dos integrantes deste grupo, da data e da agenda de trabalho da primeira reunião da Rede.

“Convidamos prefeitos e prefeitas, secretários, representantes de associações comerciais e produtivas, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), cooperativas, lideranças empresariais, representantes de instituições dos governos estadual e federal a participarem deste momento de aprofundamento sobre nossas reais condições. Esperamos a colaboração na construção de novas ações”, falou.

O Seminário integra a estratégia de implementação do projeto do Sebrae de Desenvolvimento do Vale do Piancó. O momento será de reunir representantes de vários setores para estimular as parecerias e ações. A estruturação da Rede de Agentes de Desenvolvimentos (ADs), a realização deste e de outros seminários de articulação e de um Encontro com Prefeitos da Região foram ações realizadas com a união do grupo.

Serviço

Evento: Seminário de Articulação e Integração Regional

Local: Auditório do Colégio Diocesano Dom João da Mata, Itaporanga

Data: quinta-feira (23)

Hora: a partir das 8h