logo paraiba total
logo paraiba total

Cariri recebe curso de licitação para pequenos negócios

27 de julho de 2015

Os empreendedores do Cariri paraibano que desejam participar de compras governamentais têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esta modalidade de contratação no curso “Licitação para Micro e Pequenas Empresas, promovido pelo projeto Compras PB, nesta segunda (27) e terça-feira (28), na agência do Sebrae em Monteiro. Entre os assuntos abordados, estão legislação, benefícios, como analisar editais, documentos necessários para uma licitação e como realizar avaliações de risco, entre outros. O curso é gratuito e as vagas são limitadas.

De acordo com a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, o objetivo da  capacitação é levar às micro e pequenas empresas locais informações sobre ao processo de licitação e como realizar avaliações de risco. “As fases do processo licitatório e preparação para participar de uma licitação serão explorados nesse curso, incluindo atividades práticas”, informou.

Ela ressaltou outras vantagens para quem participar da capacitação. “Empoderar os empresários de pequenos negócios quanto o uso do poder de compras, informar sobre a desburocratização no processo de fornecimento de bens e serviços ao poder público são outras orientações que os participantes terão acesso”, completou.

Os empresários receberão ainda material didático e apostilas. O curso será ministrado pelo consultor Nielson Correa, nos dois dias. Segundo Nielson, para uma empresa de pequeno porte, ganhar uma licitação de compra pública significa, geralmente, aumentar o faturamento.

De acordo com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o poder público deve realizar licitações exclusivas para as micro e pequenas empresas (aquelas que faturam até R$3,6 milhões por ano), com valores até R$80 mil. As MPE ainda têm prioridade em caso de empate nos pregões presenciais.  O curso é uma parceria entre o Sebrae e prefeitura municipal de Monteiro através da Sala do Empreendedor.