logo paraiba total
logo paraiba total

Google anuncia mudanças para sua rede social Google+

28 de julho de 2015

O Google+ foi oficialmente rebaixado. Nessa segunda-feira (27), a companhia anunciou que não será mais necessário criar uma conta na rede social para acessar qualquer um de seus serviços.

Nos próximos meses, “Uma conta do Google será tudo que você precisa” para fazer coisas como postar no Youtube e publicar imagens no Google Fotos. Em pormenores, não mais uma conta do Google+, apenas uma conta Google. 

Comentários publicados no YouTube apenas aparecerão lá, e comentários publicados nos vídeos do Google+ ficarão restritos ao círculo. Com isso, o Google – finalmente – está endereçando as principais queixas geradas anteriormente que levavam o Google+ a ser o centro de todas as coisas. 

Porém, a rede social ainda continuará existindo, apesar que servirá, em sua maioria, como um fórum aberto onde pessoas podem “se engajar ao redor de interesses em comum”, informou o Google, que também aproveitou para garantir que vai continuar a adicionar novos recursos a plataforma, caso do Google+ Collections  – onde pessoas poderão compartilhar e curtir publicações organizadas por tópicos. 

A história por trás da história

O Google finalmente tomou conhecimento dos padrões de uso do Google+. “As pessoas nos disseram que o acesso com uma conta única do Google tornaria a vida muito mais fácil”, escreveu Bradley Horowitz, vice-presidente da companhia para o departamento de streaming, fotos e compartilhamento. “Mas também ouvimos que não faz nenhum sentido para perfis no Google+ serem identificados em qualquer outro produto que a companhia oferece”. 

O Google tem tornado serviços como o Fotos e o Hangouts, pelo menos por enquanto, independentes. E ainda bem que resolveu fazer o mesmo com sua rede social. 

O Youtube será o primeiro dos produtos a adotar tal mudança. “Como sempre, sua conta no Google não será identificável ou ‘seguível’, diferente dos perfis públicos do Google+. E para pessoas que já criaram uma conta na rede social mas não planejam utilizá-la, nós vamos oferecer melhores opções para administrá-la e remover tais perfis públicos”, escreveu a companhia.