logo paraiba total
logo paraiba total

Saiba de três dicas para usar o banco de dados de forma mais eficiente em seu negócio

29 de julho de 2015

Vários estudos comprovam que a utilização do banco de dados de maneira mais eficiente pode agregar valor ao seu negócio. Essa organização de informações inclusive pode ser uma grande aliada em tempos de crise econômica.

Confira abaixo três dicas sobre a temática abordada fornecidas por André Yi, COO da TmaxSoft, que podem ajudar em seu negócio:

1.  Tenha o menor número possível de bancos heterogêneos

Quanto mais bancos diferentes, mais profissionais especializados para operar cada um. O ideal é ter banco de dados do mesmo tipo, já que a homogeneização otimiza o gerenciamento de recursos. Há uma dificuldade de troca de dados entre bancos heterogêneos, aumentando a necessidade de recursos para gerenciá-los, o que influencia diretamente no custo. Bancos homogêneos permitem o compartilhamento de recursos, tornando a operação mais centralizada e diminuindo o custo de pessoal

 2.  Adquira aquilo que o seu negócio realmente precisa

Em meio a tantas opções, alguns CIOs optam por bancos de dados com muitas funções que, em alguns casos, acabam por não serem utilizadas. Por isso é importante definir a real necessidade da empresa para diminuir o custo excessivo e coragem para descartar features que não se aplicam a realidade da companhia.

3.   Escolha pelo banco que tenha um suporte eficiente

Existem custos invisíveis que a empresa assume quando não se tem um suporte eficiente. No caso de um problema com a solução, não ter suporte no idioma local pode gerar um problema de comunicação que acarrete demora na resolução do ocorrido, além da necessidade de contatar esse suporte mais de uma vez, por exemplo.

Outro ponto é o custo da manutenção. Em tempos de crise econômica, reduzir o TCO (Total Cost of Ownership) pode ser uma saída para o CIO. Por isso, preste atenção no custo do suporte técnico e na diferença entre os bancos de dados que foram adquiridos para empresa. Em cinco anos, a diferença de valores pode ser gritante no orçamento da companhia.