logo paraiba total
logo paraiba total

Rota Cultural Caminhos do Frio chega à Serraria

30 de julho de 2015

A cidade de Serraria vai ser a próxima parada do projeto Rota Cultural Caminhos do Frio. Nesta segunda-feira (3), os turistas poderão aproveitar a temperatura média de 15ºC à noite (cerca de 25ºC durante o dia) em paisagens predominantemente de árvores, alguns engenhos da rapadura e muita cultura e comida típica regional.

A abertura da Rota Cultural acontece às 20h30, na Praça Antônio Bento e, durante toda a semana, vão acontecer uma série de debates enfatizando temas como cultura e combate às drogas, reunindo estudantes das escolas municipais. Haverá ainda shows musicais com artistas locais, com destaque para Paulo Márcio e Banda Chapéu de Couro, que se apresentarão na noite do sábado (8).

Para os turistas que curtem um pouco mais de emoção, a Rota oferece a oportunidade de experimentar voos de parapente no Mirante da Serra, com 360 graus, o bastante para tornar a aventura ainda mais radical. Os voos serão realizados também no sábado a partir das 14h. Para quem curte emoções um pouco mais conservadoras, a opção será uma cavalgada, que será realizada no domingo pela manhã, com saída da Fazenda Tapuio.

Serraria é uma cidade que está situada na região do brejo paraibano a 130 km de João Pessoa. Sua população, segundo Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2012, supera os 6,2 mil habitantes. A economia gira em torno da agricultura, mas no ano de 1850 viveu tempos áureos com a fabricação de rapadura a partir do surgimento do primeiro engenho na região, fundado pelo agricultor Firmino José de Maria.

Clima agradável – Serraria é uma cidade que encanta pela paisagem serrana, mas, acima de tudo, pelo clima agradável. Há muitos anos as pessoas tiveram a oportunidade de vivenciar áreas com muitas florestas de palmeiras, vales verdejantes que emolduravam os engenhos de cachaça e rapadura. Um desses engenhos continua sendo referência para os turistas: o Baixa Verde.

O Baixa Verde está instalado em uma floresta conhecida por Mata do Grilo e tem uma arquitetura imponente e que guarda ainda hoje aspectos originais da época, com capela, casa curada, casa grande e portentoso gradis que guarnecem um pátio que servia, no passado, para a secagem do café. O local é propriedade privada da família Spínola. Os visitantes serão bem-vindos, mas devem comunicar, previamente. O local já foi cenário para produções de época.

A região também conta com o Engenho Pousada Laranjeiras, instalado em um ambiente caracteristicamente rural. Os visitantes podem desfrutar dos confortos e serviços de um hotel turístico. A pousada oferece excelentes opções de cardápio, banhos de bica e piscina, passeios a cavalo e bons apartamentos.

Rota Cultural – A Rota Cultural Caminhos do Frio é uma realização do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano, com apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Sebrae, Atura (Associação Turística Cultural e Rural de Areia) e prefeituras dos municípios participantes do Festival.

A programação do evento pode ser acessada pelo site www.brejoparaibano.com ou no aplicativo Caminhos do Frio (para o sistema Android, onde as pessoas podem baixar gratuitamente no Play Store).  

Programação – O Caminhos do Frio chegou à sua 10ª edição em 2015 e movimenta o turismo da região do Brejo paraibano nos meses de julho e agosto. O projeto, que reúne atividades culturais, com apresentação de shows; artesanato, com comércio de produtos de artistas plásticos locais; e turismo, com visitação aos roteiros como engenhos de cachaça e turismo de experiências, já passou por Areia, Pilões e Solânea. Além de Serraria, a caravana cultural vai passar por Bananeiras (10 a 17 de agosto), Alagoa Nova (16 a 23 de agosto) e Alagoa Grande (24 a 31 de agosto).