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Cozinha gourmet invade João Pessoa 

30 de julho de 2015

O baixo preço de produtos sempre foi um dos maiores diferencias do mercado para atrair consumidores de qualquer setor. Contudo, existem aqueles que não abrem mão de pagar mais para ter o prazer de se vestir bem, se divertir, como também de beber ou comer bem. 

Foi pensando nesse público que o estilo gourmet ganha força e tem conquistado um público seleto e exigente na Capital – o que mais se vê nos novos estabelecimentos são “a cara  da riqueza” nos pratos e temperos raros. Os donos dos estabelecimentos denominados “diferenciados” também garantem: a receita aumentou em até 30%. 

A empresária Chuyama Andrade é uma das que uniu uma delícia nacional com o estilo arrojado. Há quatro anos no mercado, focou nos doces finos e inaugurou sua loja física, a Maria Andrade Brigaderia, recentemente. O carro-chefe? Brigadeiro gourmet. A doceria, que funciona das 14h às 20h, de terça-feira a domingo, na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, em Manaíra, produz 60 sabores do doce à moda gourmet, disponíveis no cardápio – onde se pode harmonizar com um bom café espresso. “Nosso brigadeiro gourmet é, sim, um pouco mais caro que o tradicional, pois para sua composição utilizamos ingredientes especiais, o que o torna mais requintado e também saboroso”, comentou a empresária. Esses ingredientes da Maria Andrade Brigaderia podem levar mirtilo, pimenta, champagne e creme brulée, por exemplo. 

Chuyama observa a crescente clientela, comemora a onda e já pensa em expandir para outros bairros. “A única coisa não muito prática desse ramo é que aqui na Paraíba não contamos nem com produtos para a produção do nosso brigadeiro e nem temos cursos de capacitação nessa área. Então, eu com frequência vou a São Paulo, tanto para fazer contatos com fornecedores e como para me reciclar sobre as novidades”, comentou.

Quem também apostou na moda gourmet foram os empresários Abelardo B. Jurema e seu sócio e chef de cozinha, Maurício Barbosa, que inauguraram há pouco mais de um mês a Hamburguer de Origem (HDO), local que se tornou um point entre os que apreciam hambúrgueres “de verdade”. A HDO funciona na Av. Guarabira, 645, em Manaíra, de terça-feira a domingo, das 18h até a meia noite e, certamente, veio para ficar. O local é mito bem decorado, bem localizado e, por conta dos jovens sócios, frequentado por gente bonita e descolada.

Um dos mais pedidos é o HDO, fritas com molho lemon pepper, 200 gramas de blend de carnes, mix de queijos, bacon crocante, molho aioli, alface e tomate no pão brioche. “Estamos muito satisfeitos com empreendimento, pois estamos com um bom fluxo de clientes, alguns já bem fidelizados, que procuram sempre o nosso produto que é produzido artesanalmente, e por isso, tem seu diferencial”, afirmou Abelardo B. Jurema, que também viajou para fora do Brasil para conhecer mais sobre a modalidade gourmert antes de investir no negócio, que ainda segundo ele deve brevemente dar retorno e lucratividade esperados. 

Contraponto  – Os empreendedores que apontam nesta “nova onda”, é bom ficar atentos. Não adianta só ter o nome gourmet na fachada. Para se ter sucesso, de fato, é preciso mais esforço. Na visão do experiente chef de cozinha internacional e colunista do Paraíba Total, Walter Ulysses,  João Pessoa ainda não tem um público vantajoso para preencher os diversos empreendimentos gourmet instalados na cidade. “É preciso ter muito cuidado com o modismo, seja em qualquer setor do mercado. Acredito que só devem sobreviver os empreendimentos que têm um certo poder econômico e que se estruturam realmente em todos os aspectos”, observou ele.

Ainda de acordo com o chef Walter, os empresários da Capital paraibana até nem precisam copiar modelos de negócios internacionais, como o gourmet, mas sim deveriam investir em suas potencialidades para não só fidelizar sua clientela local, mas também atrair turistas com a sua gastronomia regional. “Temos potencial e o que precisa é que nossos empreendedores valorizem mais nossos produtos para elaboração de pratos criativos e saborosos, com incrementos como nossa carne de sol, a cana-de-açúcar, a palma e a nossa cachaça, por exemplo, que traria uma customização e certamente um diferencial mercadológico”, orientou. Em suma: segundo o renomado chef, gourmet com o toque original pode ficar ainda mais “arretado”.