logo paraiba total
logo paraiba total

2º Festival Gastronômico Regional acontece em agosto na Paraíba

30 de julho de 2015

Nos próximos dias 13 e 15 de agosto, será realizada a segunda edição do festival gastronômico Degustando o Brasil, com o tema “Pernambuco Imortal – Uma mesa de frevos e maracatus”. No restaurante rural Casa de Cumpade, no Distrito de Galante, em Campina Grande, a culinária paraibana se unirá à arte de pernambucana de cozinhar com categoria, com pratos produzidos pelos chefs João Barreto, Renato Valadares, César Santos e Duca Lapenda.

Na ocasião, os participantes comerão bem e dançarão frevo, segundo os organizadores, revivendo o tradicional e eterno Carnaval de sangue pernambucano.

O festival é um produto turístico formatado e promovido pelas empresas Mais Brasil Turismo e Restaurante Rural Casa de Cumpade. Este ano, dentro do tema “Pernambuco Imortal”, o grande homenageado é o artista plástico Manuel Dantas Suassuna, considerado um dos artistas contemporâneos de maior expressividade, sendo ele herdeiro da obra do saudoso escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.

Programação

O Degustando o Brasil é realizado em duas etapas, os “Seminários Gastronômicos” no dia 13, que consistem em oficinas ministradas pelos chefs, destinadas a duas turmas de até 50 pessoas e o “Degustando o Brasil”, que é um almoço temático a ser realizado no dia 15, cujo cardápio será assinado pelo Chef João Barreto e convidados. No dia 13 também vai ocorrer um debate tendo como tema “Gastronomia Brasileira – a construção de uma identidade cultural”.

No seminário os participantes terão oportunidade de conhecer segredos e técnicas da gastronomia pernambucana, enquanto que no dia do almoço temático, os participantes terão uma tarde especial reservada para degustar os melhores pratos que traduzem a culinária, aliado à decoração, música, artistas, aromas e sabores, proporcionando uma viagem ao Estado de Pernambuco. De acordo com Isaac Batista, um dos organizadores, a idéia partiu da necessidade de criar um diferencial e promover um festival gastronômico não só com a culinária, mas com dança e música da própria religião.

Preços

Para participar dos Seminários Gastronômicos os interessados adquirem o passaporte no valor de R$ 140,00, com direito também ao almoço temático e a parte cultural. Quem não quiser participar dos seminários e oficinas gastronômicas, pode adquirir o passaporte ao preço de R$ 70,00, tendo uma tarde especial reservada para degustar os melhores pratos que traduzem a culinária pernambucana e ainda reviver o verdadeiro Carnaval de Pernambuco. Informações na Mais Brasil Turismo (83) 3224-3050.