logo paraiba total
logo paraiba total

Micro e pequenas empresas podem se inscrever em Prêmio de Competitividade até sexta-feira (31)

30 de julho de 2015

As inscrições para a edição 2015 do Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) terminam nesta sexta-feira (31). A premiação é voltada para empresas que investem em conceitos inovadores e boas práticas de gestão. Podem participar empresas com, pelo menos, um ano fiscal e receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões em oito categorias (indústria, comércio, agronegócio, turismo, TI, saúde, educação e serviços, além dos destaques em responsabilidade social e em inovação). A inscrição é gratuita e pode ser feita no www.premiompe.sebrae.com.br ou em umas das dez agências do Sebrae no Estado.

Promovido pelo Sebrae Nacional, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a premiação é uma excelente oportunidade para as empresas terem um diagnóstico da qualidade da administração e da sua capacidade inovadora. “As empresas que se inscreverem e preencherem todo o questionário, receberão relatórios personalizado, com informações importantes, como pontos fortes e oportunidades de melhoria, que auxiliam na tomada de decisões”, explicou a analista técnica do Sebrae Paraíba e gestora estadual da premiação, Cláudia Pereira. 

Ela ainda acrescentou que, mais do que indicar o amadurecimento dos negócios, o prêmio incentiva a prática de análise de mercado e a visualização de possíveis oportunidades em diferentes nichos. Todos os empreendimentos inscritos recebem, gratuitamente, um relatório personalizado com pontos fortes e oportunidades de melhoria na gestão. Com base nesse diagnóstico, o Sebrae também indica soluções e cursos. Assim, os empresários têm a perspectiva de aumentar a competitividade e melhorar seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da sua empresa e do Brasil.

Na etapa estadual do ciclo 2014 do Prêmio MPE, quatro micro e pequenas empresas paraibanas foram reconhecidas por se destacarem em práticas de excelência em gestão e representaram o estado na premiação nacional. Foram elas: Mônica Consultoria (Serviços), Restaurante Cidade Viva (Serviço Turismo), Dermoplástica (Serviço de Saúde) e Fazenda Mimoso (Agronegócio). Em todo o estado, 1.426 empresas se inscreveram na premiação. 

Nacionalmente, a Paraíba já foi premiada duas vezes. Em 2013, o laboratório de análises clínicas, Lab Vita, da cidade de Patos, foi o grande vencedor na categoria Serviços de Saúde na etapa nacional da premiação. No ciclo 2011, a farmácia de manipulação Roval, de João Pessoa, foi a vencedora nacional na categoria Comércio.