logo paraiba total
logo paraiba total

Empreendedores escolhem João Pessoa para morar e trabalhar

5 de agosto de 2015

A empresária Juliana Castro, natural de Salvador-BA, vinha passear de férias à Capital pessoense. Mas, como todo empreendedor, o olhar de lazer não era o único: ela enxergou em João Pessoa um bom lugar para investir. Baixa concorrência e alta demanda de clientes formataram a equação de oportunidade, somados à vontade de continuar morando no litoral brasileiro. Então, em 2003, decidiu pela mudança.  “Tudo se concretizou quando primeiramente me surgiu a oportunidade de aqui abrir meu negócio como distribuidora de produtos de higienização de uma fábrica do meu estado. Mudei meu modelo de negócio para prestação de serviço de higienização profissional”, contou. Hoje, Juliana vai de vento e popa com a Higieniza Soluções, que atua na com produtos, serviços, treinamentos e consultoria em limpeza e higienização, em escritórios, empresas diversas e residências. 

No inicio, Juliana lembra que chegou a morar no mesmo local onde era sede da empresa e para montar a equipe de trabalho buscou parcerias com empresas de Recursos Humanos, Centros técnicos e universidades, e cultivou amizades para conhecer o mercado local. Ela investiu uma hipoteca da casa e mais 15 mil para o novo negócio, e a história dela virou case. A empresária foi agraciada com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em 2009 e 2010, nas etapas estadual e nacional. “Fiquei feliz e lisonjeada pelo prêmio, pois foi um reconhecimento e valorização do meu trabalho”, comentou a empresária. 

Não bastasse seu empreendimento, Juliana divide sua experiência profissional com as empresárias do Fórum das Mulheres de Negócios, que ajudou a criar há três anos. Ela é presidente deste grupo de mulheres empreendedoras que querem fortalecer o empreendedorismo feminino. “O Fórum tem sido para mim, um ótimo espaço para disseminar novas ideias, trocar conhecimento, e ainda de estímulo para paraibanas ou não, que, como eu, querem aqui empreender”, complementou ela.

Mas a cidade não tem ventos bons apenas para as mulheres. O gaúcho Getúlio Andrade, de Uruguaiana-RS, também escolheu João Pessoa para empreender. Ele mora com a família na Capital há cinco anos, onde, por meio de estudos de mercado, decidiu seguir a tendência de investir na região que mais cresce no País, o Nordeste. Ele e seu amigo e sócio, Flavio Gonzalez da Costa, natural de Cuiabá – MT administram juntos o restaurante franqueado DNA Natural, em Manaíra. Com especialidade em saladas e grelhados, eles uniram o útil ao agradável: apostar na gastronomia fitness em uma cidade com uma das orlas mais lindas do Brasil. “Estamos muito satisfeitos com a nossa escolha de trazer pra cá essa franquia, pois temos uma clientela fiel, que busca o tipo de alimentação que dispomos”, contou Getúlio, que investiu cerca de R$ 200 mil na abertura da franquia. 

Junto com o DNA Natural, eles também decidiram montar a EnjoyCar, também em Manaíra, que atende não só a grande parte de sua clientela do restaurante como a vários turistas que aqui visitam. “Além de rentáveis, os nossos negócios hoje já geram empregos diretos à 20 famílias, além dos indiretos. Isso me faz sentir orgulhoso de estarmos aqui, construindo nossa vida e ainda colaborando com o desenvolvimento da cidade”, declarou ele.

Um lugar para recomeçar – Em busca de um lugar mais tranquilo para viver, a odontóloga Taís Cristina da Rosa, natural de Florianópolis-SC e seu esposo e sócio, o fotógrafo francês Philippe Zoggia, tinham um sonho: montar uma clínica que atendesse de forma humanizada e completa os pacientes que procuram uma saúde bucal de qualidade e excelência. João Pessoa foi o lugar eleito para recomeçar a vida. “Dentre os nossos amigos que bem conheciam a Paraíba e nos deram esse estímulo de vir para João Pessoa, foi o diretor-técnico do Sebrae de Santa Catarina, Anacleto Ortigara, que conhecia de perto nosso projeto de vida e de negócio e nos incentivou nesse sentido”, contou Tais.

Na época, ela procurou o Sebrae catarinense para obter informações sobre onde investir. Buscavam qualidade de vida, mercado crescente e oportunidade de desenvolvimento. Morando em João Pessoa desde 2010, eles são os proprietários do Atelier do Sorriso São Rafael, reconhecida como uma das clínicas mais completas em todo o Estado da Paraíba. O Atelier do Sorriso São Rafael é composto por 13 dentistas com diversas especialidades, conta com equipamentos únicos na região, além de tratamentos direcionados para pacientes com necessidades especiais ou com pânico de dentista, onde a hipnose é aplicada. E não param de inovar: recentemente a odontóloga criou o método lúdico de tratamento infantil, onde dentistas se vestem de personagens, e a clínica é a única no Estado que conta com um estúdio fotográfico exclusivo, que auxilia nos tratamentos. 

Ao todo, foram investidos quase R$ 1 milhão para construir uma infraestrutura de alto padrão nunca vista na cidade nesta área odontológica. “Está valendo muito a pena viver e trabalhar aqui nessa maravilhosa cidade, onde já temos uma clientela fiel e que buscava serviços que ainda hoje são encontrados em grandes capitais como São Paulo e Brasília. É maravilhoso contribuir para esta cidade, com nosso trabalho”, reforçou a dentista.